Três conselhos para os empreendedores

Nelson Domingos é Contador

Empreender não está nada fácil no nosso país atualmente. A cada dia que se passa aparecem denúncias de corrupção e de lavagem de dinheiro.

Por conta disso, aquele empreendedor que tem que “se virar” para sobreviver acaba sendo o mais prejudicado com toda essa crise.

Mas não é hora de desistir, temos que olhar para frente e com muita dedicação, ver o que pode ser feito para passar por essa crise.

Abaixo três conselhos para o empreendedor tentar suavizar a essa crise:

1 – Pense dentro da caixa

Pois é, pense dentro da caixa. Thiago Oliveira, dono da empresa IS Log & Service, escreveu em seu livro “Pense dentro da caixa” exatamente isso. Mas o que significa? Significa olhar para dentro de sua empresa e ver onde está dando errado. Onde posso melhorar? Tem algum produto ou serviço que o custo está elevado? Alguma logística está errada?

O empresário visualizando dentro da sua própria empresa, pode encontrar algumas falhas, como desperdício, alguma rotina errada, erro de logística, e tudo isso pode ser melhorado.

Não observe apenas fora da sua empresa, atrás de algum produto ou serviço que você pode oferecer, observe dentro e veja o que pode ser melhorado.

2 – Aceite opiniões de outras pessoas

Um dos erros muito comuns de empreendedores é não aceitar opiniões de pessoas ligadas a sua empresa, como por exemplo seus colaboradores.

Quanto mais você deixa o colaborador participar da rotina da empresa, mais ele se sente motivado e satisfeito, isso é excelente para sua empresa.

Passe a ouvir mais os seus colaboradores, eles podem ter idéias importantes que muitas vezes o dono da empresa não esteja percebendo e com isso, pode haver uma redução de custo que pode gerar uma maior lucratividade.

3 – Seja persistente, mas não insistente.

Ser persistente é diferente de ser insistente. O sujeito persistente é aquele que vê a luz no fim do túnel e batalha para isso, procura por soluções e por alternativas para sua empresa em momentos de crise. Já o sujeito insistente é aquela que vê apenas uma solução, e mesmo não dando certo continua a insistir no erro, e com isso acaba perdendo tempo e não vendo outra maneira de solucionar o problema.

Seja persistente, sempre buscando alternativas que possam levar sua empresa para o melhor caminho.

Forte abraço e até a semana que vem.

Nelson Domingos é Contador formado pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco e proprietário da Cactos Assessoria Empresarial LTDA. www.cactoscontabilidade.com.br 81 4101 2101 / 9 9763 1165

Share