Faltou mobilização para que projeto de revitalização do PARQUE fosse contemplado este ano

O sonho do desportista bezerrense em ter o Parque Poliesportivo do Bairro Santo Amaro totalmente revitalizado através de emenda parlamentar do Deputado Federal Túlio Gadelha, não sairá do papel, pelo menos neste ano de 2022, é que a proposta bezerrense que concorria com outras dezenas de projetos de outras cidades pernambucanas não teve o número mínimo de votos exigidos que era de cinco mil voltos para ficar com uma das vinte e três que foram escolhidas. As emendas parlamentares são o canal pelo qual os deputados e senadores ajudam a definir como o governo federal investe o dinheiro público. A cada ano, todos os parlamentares indicam como uma determinada quantia deve ser gasta. Ou seja, em que áreas este dinheiro será investido e para quais projetos e iniciativas. As emendas parlamentares têm caráter impositivo. Isto quer dizer que essa indicação dos parlamentares deve ser respeitada e o dinheiro deve ser investido pelo governo federal da forma como eles determinarem. As emendas só não são executadas se houver algum impedimento técnico.

O Projeto de Revitalização do Parque Poliesportivo estava alçado em R$ 1.500.000,00 e previa a requalificação geral do parque poliesportivo, incluindo quadras, campos, pista de cooper, cercamento e outros espaços. A expectativa era de atingir um público alvo de cerca de 12.000 pessoas como forma de incentivar o esporte e o lazer. Cerca de 3582 votos foram contabilizados em prol do projeto bezerrense, porém a auditoria rejeitou 2597 votos alegando que esses votos eram falsos, frutos de e-mails inexistentes e que não tiveram a confirmação via whats’app, e o mais curioso é que esses 2597 votos cancelados foram feitos de apenas 23 computadores rastreados via IP.

Entre os projetos mais votados estavam o de Petrolina com 9807 votos e que vai contemplar a modernização de uma clínica veterinária, 9245 votos para o projeto de Garanhuns que prevê a construção de uma área de convivência do IFPE campus Garanhuns e o de Salgueiro com 4122 votos para o Centro de Inovação do Maker do sertão pernambucano, outros 20 projetos também foram contemplados com valores que variam entre 150.000,00 e 1.500.000,00. O projeto bezerrense terminou a votação com apenas 985 votos válidos.

Algumas das cidades que tiveram projetos contemplados e que juntos ultrapassam a ordem de R$ 21.550.000,00 são Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Recife, Ibimirim, Ipojuca, Toritama, Lajedo, Bom Jardim, Goiana, Glória do Goitá, Escada entre outras.

Ricardo Lima – jornalista DRT 6303/PE

Share