Rio Ipojuca e as ações que podem ser desenvolvidas para a sua despoluição

Na semana do Meio Ambiente, a Câmara de Vereadores de Bezerros convocou uma audiência pública para discutir a situação do rio Ipojuca, considerado um dos mais poluídos do país. A Assessoria de Planejamento e Meio Ambiente – ASPLAMA, representada pelo seu Diretor/Assessor Audemário Prazeres, esteve presente e respondeu as indagações de vereadores e da sociedade civil.

Audemário Prazeres, que também faz parte do Comitê do Rio Ipojuca, falou sobre o programa Janelas para o Rio que consiste em transformar uma área ribeirinha, localizada às margens do rio a 400 metros do lixão, em um parque ambiental. O projeto já é uma realidade para ser posto em prática e conta com recursos do Banco Mundial. Segundo a ASPLAMA, concomitante com esse projeto, o municipio deve iniciar a coleta seletiva que representará o fim do despejo do lixo a céu aberto no lixão da cidade. Audemário adiantou que posteriormente se fará necessário remover todo o entulho do lixo depositado na área há décadas para outro local adequado.

Audemário falou sobre o Programa de Saneamento – PSA, que consiste na coleta e tratamento dos esgotos domésticos de Bezerros, considerado a maior causa poluidora do rio. Os recursos que seriam investidos em Bezerros foram realocados para o projeto da adutora do Serro Azul. Ele se diz otimista que os recursos estejam disponíveis nuito em breve e acredita na influência do ex-prefeito Branquinho, hoje presidente da ARPE, nesse sentido.

“Nós da Asplama estamos empenhados na busca de soluções frente ao rio Ipojuca onde apresentamos um projeto no ano passado na plataforma de convênios onde dos 17 itens de aprovação, não passamos em dois, e que enviamos uma solicitação de reavaliação com a justificativa de que esses dois “erros” apontados não estavam claros no edital. Se consegurimos essa aprovação, é um projeto no valor de 457 mil Reais que compreende o trecho do rio no centro da cidade.”

Participaram do momento os vereadores o presidente do legislativo Gabeira, o vice-presifente Eliel Vieira e os vereadores Nivaldo Santino, Luiz Carlos, Erivaldo da Carne de Sol e Guinho de Pessoa. Da sociedade civil: Marechal Bruno (CPMR), Edgar Lino ( Associação dos Advogados), Professor Marco Luna (NTA), Lunas Carvalho (Bistrô do Matuto), Paulo Leite (AFABE), Sergio Leão e Flávio Melo (Imprensa).

Após a audiência pública, a impressão é que o papel da Asplama no município deverá ser melhor reconhecido pelo Executivo Municipal.

Share