PROATIVIDADE, BEZERROS! Ações simples trariam impacto positivo na Saúde e Assistência Social

Uma coisa simples de implantar e que facilitaria a vida das pessoas seria os postinhos de saúde da cidade já deixarem prontos os laudos de comorbidades para os pacientes que eles já acompanham.
Por exemplo, se o município sabe que o paciente tem diabetes (porque lhe entrega todo mês a medicação), poderia facilmente já preparar o laudo para a vacina para que, quando o paciente for procurar, não tenha que esperar. Não tem sentido mandar o paciente de novo para uma consulta só pra obter esse laudo. É questão de lógica e bom senso.
O mesmo se aplica a outras comorbidades e às pessoas com deficiência, por exemplo. Em dois dias dava pra fazer. Cada posto faria os seus.

Outra questão é realizar busca ativa de pessoas (especialmente idosos) que receberam a primeira dose e não compareceram na data programada para a segunda. O cadastro está lá, e atualizadíssimo. É só ir atrás (imagino que vão). A sugestão é que, no caminho, atualizem o CadÚnico para checar se a família está coberta pelos benefícios socioassistenciais a que tem direito. Há populações que têm prioridades de acordo com o SUAS, mas nem sabem! De quebra, isso aumenta o índice de qualidade do cadastro e, em consequência, pode até aumentar o recurso repassado.

Outra providência é mapear os cadastros de entidades inscritas nos Conselhos (de Saúde, de Assistência Social, do Idoso…) e cruzar dados entre as secretarias pra ampliar a cobertura de acompanhamento e de garantia de direitos e prevenção de violações.

Se já acontece, a gestão me desculpe pela ignorância, mas falta divulgar para o povo saber e participar.

A testagem por aqui tá bem ruinzinha também. Se as farmácias conseguem testar rapidamente de forma particular, o município deveria conseguir muito mais, e mais barato. Ou, se não consegue, fazer um convênio com farmácias para testagem em massa.

São todas ações MUITO SIMPLES, RÁPIDAS, FÁCEIS E BARATAS de executar. É só começar.

Janaína Pereira é administradora

Share

Os comentários estão desativados.