PREFEITURA ESTIMA QUER MAIS DE CEM MIL PESSOAS TENHAM PARTICIPADO DO SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA

A secretaria de Turismo de Bezerros divulgou os números do São João da Serra Negra. Em sete dias de festa, mais de 100 mil pessoas passaram pelo local. De acordo com Vando Dias, secretário da pasta, esse foi o maior público registrado na Serra em todos os eventos realizados até hoje.

 

Cantor paraibano, Amazan, foi uma das atrações da festa; São João da Serra Negra aconteceu nos dias 10, 11, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho 

Durante o período, 74 atrações se apresentaram, sendo 35 no palco principal e o restante no polo do anfiteatro, criado especialmente para grupos de quadrilhas, pífanos, trios de forró e outros do gênero.

O investimento total da festa foi de cerca de R$ 800 mil reais. Ainda segundo a secretaria, o retorno foi positivo. “Em todos os setores, da festa, mais de R$ 1 milhão de reais circulou no período. Todos que comercializaram saíram ganhando”, afirmou Vando. Foram instalados 60 estabelecimentos comerciais entre barracas de lanche, bebidas e restaurantes.

Quanto aos profissionais envolvidos, a secretaria de Turismo contou com o apoio de equipes de segurança, agentes de trânsito, produção e saúde, somando 180 pessoas a cada dia do evento. Além desses, houve o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Detran.
A secretaria de Sáude manteve no local ambulância, enfermeiro e médico de plantão. Ao todo,  191 pessoas foram atendidas e houveram 12 remoções para a Unidade Mista de Bezerros.

Cultura

Vando Dias explicou que o um dos destaques da festa foi a exaltação da cultura nordestina. “A gente vende cultura e não moda, perpetuando as coisas do Nordeste, isso com certeza foi um fator crucial para o sucesso do evento”. Para 2018 a secretaria de Turismo já está planejando a criação da lei do São João. “Temos que realizar ajustes para melhorar o evento, isso será feito através de uma lei que vai beneficiar o turista e o comerciante da festa. A Serra Negra é um lugar rural, sem ruas largas e avenidas, e ainda com uma preocupação a mais: a preservação ambiental, tudo isso será enfatizado mais ainda com essa norma”, completou.
Bezerros já se caracteriza no calendário de evento juninos de Pernambuco, não só pela magistral festa da Serra Negra, mas para o povo da cidade outros eventos de menor porte também fazem a alegria dos forrozeiros locais. Encerrado o evento serrano, ainda teremos outros eventos em bairros populosos da cidade, começando nesta quarte feira, dia 28 de junho até o sábado, dia 01 de julho. Serão dois eventos de rua nos bairros de São Pedro e Nossa Senhora da Conceição (Cruzeiro), respectivamente.

Festejos juninos em Bezerros continuam até o próximo sábado
Comemorando o santo do dia, São Pedro, a Capela de São Pedro, realiza hoje e amanhã, dias 28 e 29, shows com Forró Chinelo de Palha e Marcos Montez, sequenciando os eventos religiosos que vêm acontecendo desde o dia 25 de junho. Já no bairro Nossa Senhora Aparecida (Cruzeiro), a Associação de Moradores do Cruzeiro (AMBAC), fará a festa junina no sábado, dia 01 de julho, na rua Valdemar Machado, onde reside a Dona Dora, que será também o nome do evento: Arraial da Dona Dora, com as seguintes atrações: Banda Recanto de Bar, Quadrilha do CCI e Folc Popular, a partir das 20h.
Share