PARABÓLICA- A sua coluna regional

Integrar a comunicação das cidades circunvizinhas é um passo importante para inserir o nosso internauta no contexto regional. As cidades se complementam e muitos fatos que acontecem nos municípios vizinhos também influenciam a vida dos bezerrenses.

Boa leitura!

EVENTOS CADA VEZ MAIORES

Matéria do G1 mostra como Caruaru e Campina Grande conseguem fazer um grandioso São João sem onerar os cofres públicos. “Os pernambucanos trouxeram de volta ao poder público a organização e captação de recursos para a festa, enquanto os paraibanos fizeram o caminho oposto: passaram a apostar em parcerias com o setor privado. Nos dois casos, com cofres vazios, os gastos municipais caíram, mas o número de apoios privados cresceram. A prefeita de Caruaru fez uma festa no ano passado orçada em 13 milhões e arcou com apenas 6% desse total. Para este ano, a prefeita Raquel Lira pretende zerar esse investimento no São João.

CONCURSO PÚBLICO

A Câmara de Vereadores de Gravatá aprovou projeto do executivo municipal sobre a realização de um concurso público no município, que deve oferecer mil vagas. O concurso é uma recomendação do Tribunal de Contas e o Ministério Público e se traduz em excelente oportunidade para os concurseiros de plantão.

AÇÃO NA ZONA RURAL

A prefeitura de Camocim de São Félix vem cumprindo um cronograma contínuo de investimentos em pavimentação tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural. Como demontramos na semana passada, o município tem se transformado de forma impressionante, mesmo em tempos de crise. O sítio Furninha é uma das comunidades que estão sendo beneficiadas. O calçamento era um anseio antigo do povoado que comemora a ação. 

NOVO FÓRUM EM BONITO

Bonito foi palco da inauguração de mais uma grande obra, o novo Fórum Juiz de Direito Plácido de Souza. O novo prédio tem 2,1 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 5,9 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura. A estrutura do antigo fórum possuía 250 metros quadrados de área construída. A obra, iniciada em outubro de 2017, foi projetada privilegiando a iluminação e a ventilação natural dos ambientes. A comarca possui atualmente uma Vara Única, onde tramitam cerca de 5,8 mil processos que serão distribuídos entre as unidades judiciárias instaladas. A equipe que atua na unidade é formada por cinco servidores e um magistrado. Atualmente, o diretor do Fórum é o juiz Valdelício Francisco da Silva. Em relação à acessibilidade, o edifício possui rampa para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, tendo a rampa e a escada sinalização tátil para pessoas com deficiência, além de banheiros com instalações adaptadas.

70% dos resíduos reciclados

Localizada no Agreste, a cidade de Sairé destina, em média, 70% do seu lixo à reciclagem, sendo considerada de referência por especialistas no tratamento dos resíduos sólidos. E a coleta não é feita de forma seletiva. O município tem a sua própria Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos (UTC) que recebe, em média, 12 toneladas/ dia. “O aterro é usado para o material que não se aproveita ou para aqueles que mesmo sendo recicláveis têm a venda inviável”, resume o secretário de Administração e Planejamento de Sairé, Wendes Oliveira.

Ainda são enterrados no local as embalagens de biscoito e macarrão, fralda descartável, bucha (de lavar prato), entre outros. “Em alguns lugares, já se está reaproveitando economicamente esses materiais, mas ainda não dá para fazer isso aqui”, afirma Wendes. A UTC de Sairé também enterrava isopor, mas não o faz mais, porque apareceu uma fábrica na região que passou a comprar esse rejeito.

Na UTC, atua uma cooperativa que emprega 22 trabalhadores que separam, manualmente, os vários tipos de resíduos: pneus, metais, vidros, plásticos, madeira, coco seco. Eles são vendidos a quem vai reciclar ou reutilizá-los. A UTC é simples, dividida em alguns galpões. Dentro da propriedade, o chão das estradas é de barro. No aterro sanitário é feita a drenagem do chorume e do gás gerado pelos resíduos. O material orgânico seca ao ar livre e se transforma em adubo usado nas próprias praças da prefeitura. Ler mais aqui

REGIONALIZANDO

Caducou o termo pejorativo do ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), ao chamar de fraquinha a gestão da prefeita Raquel. Pode substituir por gestão arrojada que a opinião pública aceita.

O município de Bonito comemorou 186 anos de emancipação política no último dia 20 de maio. Uma programação cívica marcou a data.

Alunos de Gravatá participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que já está em sua 15ª edição. A prova avalia o desempenho de alunos e professores das escolas públicas e privadas de todo o país na disciplina de matemática.

A coluna Parabólica será editada apenas às quartas-feiras aqui no site.

Share