ONDE ESTAR A FORÇA DE UMA MULHER?

Maria Cristiane

Muito se fala da mulher guerreira, forte, com grande capacidade de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo. No entanto abro essa coluna com algumas reflexões: Você mulher já se sentiu vulnerável? Sentiu que tudo o que você queria era poder parar tudo e jogar as coisas ao alto e mudar a sua vida? Já sentiu vontade de mostrar sua fragilidade e permitir-se fazer loucuras que, pessoas ao seu redor, ficariam surpreendidos? Já sentiu vontade de gritar para aos quatro cantos do mundo suas vontades, seus desejos ? Quem nunca!!!
A mulher é apresentada como forte por uma sociedade arcaica que entende que só ela aguenta dor e sofrimento. Vocês conseguem perceber qual o espaço de valor que nos colocam diante dos grupos sociais onde definem a nossa plena capacidade de lidar com situações do dia-a-dia mas que não foram escolhas nossas enquanto mulher? A força da mulher não está exatamente naquilo que ela suporta ou não. Mas sim, na essência daquilo que lhe forma e representa. Toda mulher tem uma mistura de fragilidade e força que muitas vezes não são reveladas abertamente. Um dia somos forte e suportamos tudo. No outro, queremos colo e cuidado de quem leva grandes cruzes pela vida. É importante enxergar essa mulher como um ser humano com necessidades, carências e sonhos que precisam ser respeitados. Como nós mulheres precisaram acabar com esses estereótipos que somos a base de uma família, dos homens, da sociedade ou para os que reforçam o pensamento machista de que tende nos valorizar dizendo que: “ por trás de um homem existe uma grande mulher!” Percebem que nós estamos sempre colocadas no patamar de atrás e nunca do lado, junto. Nossa força é subentendida como valorização, mas na verdade, é uma forma de mascarar o nosso maior valor.
Somo fortes por sermos sim mulher. No entanto ainda falta em nós mesmas descobrir a força que nos representa. Somos fortes, não porque foi definida pela sociedade a capacidade que temos de suportar tudo e sim por sermos a mulher que somos. Não se permita MULHER pensar diferente. O valor que tens é só seu e mais ninguém. Quando tivermos essa consciência mudaremos nossa vida e o mundo a nossa volta. Assuma diante de si, o seu real valor entendendo que ,como mulher, você pode tudo. Quer dar um basta? Dê! Quer mudar sua vida? Mude! Que viver e fazer coisas diferentes? Faça! Tudo depende de você! A sua força está na sua coragem de mudar e ser uma pessoa melhor.

Maria Cristiane Soares

Share