“…o que me preocupa é a continuidade da ‘pequena política’ do fisiologismo e do assistencialismo realizada por alguns pré- candidatos…”

6a49dfdb-b57a-4aee-b7fe-d70fd249ba2cO nosso 57º entrevistado da série que levamos ao ar todos os sábados é o cirurgião dentista e ex-secretário de Saúde de Bezerros, Humberto Sobreira, 40 anos, casado com Daniela Montenegro e pai de dois filhos. Na entrevista, Humberto fala sobre os laços que tem com o município de Bezerros retratando a sua vida familiar, profissional e política. Leia a entrevista que segue:

BEZERROS HOJE- Mesmo residindo em Caruaru, você mantém laços estreitos com Bezerros. Essa aproximação tem algo haver com a vida profissional do seu pai, que exerceu medicina no município por mais de 30 anos?

Mesmo não sendo natural de Bezerros, foi aqui que meu pai João Sobreira fincou raízes; aqui praticamente começou sua vida profissional e casou-se com uma bezerrense, Gilcéia Vieira. Em Bezerros morei durante minha primeira infância porém, mesmo após mudar para Caruaru e Recife, esta cidade sempre esteve presente em minha vida; aqui reside grande parte da minha família, mantenho residência e também consultório desde 2001.

BEZERROS HOJE-Você teve a oportunidade de estar à frente da pasta da saúde de Bezerros nos primeiros anos do Governo Branquinho (PSB). Quais as dificuldades da área da saúde no município?

Como a maioria dos municípios, Bezerros sofre com a diminuição de repasses de recursos federais e estaduais. A diminuição dos valores repassados pelo FPM nos últimos tempos por exemplo, interfere também na implantação de ações e serviços na área da saúde. Acredito na boa vontade do prefeito Severino Otávio e do Secretário de saúde mas na minha opinião, apenas o cumprimento da lei que estabelece que 15% da arrecadação municipal deve ser destinada à saúde e 25% à educação deveria ser revisto e melhor equacionado. Mesmo tendo ciência de todas as dificuldades enfrentadas pela administração municipal, um olhar especial para a saúde de Bezerros é primordial para melhorar a situação em que esta se encontra.

BEZERROS HOJE- O que você pode destacar como positivo durante a sua passagem pela secretaria de saúde de Bezerros?

Quando assumi a pasta da saúde no início da atual gestão, vários serviços estavam suspensos, equipamentos sucateados, farmácia sem medicamentos, não existia crédito com os fornecedores e prestadores de serviços, a UMSJ encontrava-se em um estado deplorável e com falta de profissionais de saúde assim como em muitas ESFs. Em oito meses à frente da secretaria de saúde, reativamos e implementamos muitos dos serviços além de implantar outros; exames laboratoriais, raio-X , ultrassonografia, eletrocardiograma 24h por dia, endoscopia, médicos, dentistas e enfermeiras em todos os postos de saúde, assim como os plantões da UMSJ passaram a contar com três médicos ao invés de apenas um. A frota de carros e ambulâncias foi recuperada, dois bairros da cidade passaram a contar com atendimento odontológico domiciliar, parceria com a Faculdade ASCES foi firmada para atendimento de diversas especialidades em Encruzilhada, além de deixar encaminhados projetos e verbas iniciais para reforma de postos de saúde de três distritos, da UPA e concluído a reforma do da Gameleira entre outras coisas. Mas, o que de mais positivo aprendi foi que realmente podemos fazer “ mais com menos” e acima de tudo, é possível dormir com a consciência tranquila em relação ao que conseguimos realizar.

BEZERROS HOJE-A sua nomeação e saída da pasta da saúde de Bezerros foi política ou técnica? O que o fez entregar o cargo no governo?

Meu nome foi ventilado ainda durante a campanha em conversas entre o então candidato Branquinho e o ex-prefeito Marcone Borba devido ao fato de na época de sua gestão, eu ter tido um bom desempenho na coordenação de odontologia de Bezerros. Quanto à entrega do cargo, embora já tivesse pensado em entregá-lo, não existiu; fui exonerado pelo prefeito. Acho que por divergirmos em alguns aspectos como o cancelamento de alguns serviços que ainda tenho como essenciais para a população ou ainda pelo fato do atual secretário ser um técnico e profundo conhecedor do SUS além de ter sido uma indicação do ex-governador João Lira Neto.

BEZERROS HOJE- É verdade que você tem aproximação com o ex-prefeito Marcone Borba? Como você analisa o cenário político de Bezerros?

Sim, o conheci na metade da sua gestão quando fui convidado para assumir a coordenação de odontologia e desde então, pude conhece-lo melhor pessoal e profissionalmente, comungando em grande parte com seus propósitos para a população bezerrense. Até esta semana ainda acreditava no que escutamos nesses quatro anos dessa gestão; que o candidato da situação seria o vice- prefeito Breno mas, a política é muito dinâmica e teremos a mesma chapa da eleição anterior pela situação além de alguns outros pela oposição como Neguinho de Israel e Dr. Lindório; todos grandes amigos. As diferenças partidárias e ideológicas são salutares para a democracia e para o engrandecimento político. Que venham as eleições e que o melhor vença! Quanto à disputa para o Legislativo, o que me preocupa é a continuidade da “pequena política” do fisiologismo e do assistencialismo realizada por alguns pré- candidatos; além de observarmos muitas vezes, promessas de campanha que na verdade são atribuições do Executivo e não do Legislativo.

BEZERROS HOJE-O que vai mudar de fato quando a UPA de Bezerros estiver em plena atividade?

Quando a UPA estiver funcionando, acredito que ocorrerá um desafogamento da UMSJ fazendo com que esta passe a funcionar realmente como uma maternidade, não deixando que muitas das parturientes de nossa cidade tenham que se dirigir para outro município para terem seus filhos. Além disso, com o modelo de atendimento com classificações de risco implantado nas UPAS, a população só tem a ganhar pois o atendimento nesse novo equipamento se dará de forma mais rápida e eficiente.

BEZERROS HOJE-Suas considerações finais

Seja tratando da saúde bucal dos meus pacientes ou discutindo sobre política, a saúde dos bezerrenses sempre foi pra mim, uma prioridade pois amo esta cidade e me considero um bezerrense de coração. Que tudo transcorra de uma forma justa e perfeita.

Share

Leave a Reply