“O plano de Convivência são fruto e esforço coletivo que não pode ser colocado em risco pelo descuido e pela falta do senso de coletividade”

Bezerros deu inicio a vacinação dos jovens no último dia 04/08 de agosto por meio de agendamento. A partir desta data, pessoas de da idade de 28 anos acima podem agendar sua vacinação contra Covid-19 após aproximadamente 30 dias de paralisação da faixa etária em 34 anos para aplicação dos imunizantes contra o CoronaVirus.

O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou estar preocupado com a baixa procura pela vacina contra a Covid-19 entre os jovens pernambucanos com menos de 30 anos em declaração feira em coletiva de imprensa nessa na última quinta-feira (5) de agosto.

“Tem nos preocupado especialmente informações de uma baixa procura pela vacina entre os menores de 30 anos. Queremos lembrar mais uma vez que o jovem não é imune ao vírus e temos visto crescer o número de pessoas de 20 a 29 anos de forma proporcional internadas ao ano passado internadas em leito de UTI”, alertou o secretário.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) indicam que, no fim de julho de 2020, o percentual de jovens de 20 a 29 anos internados em leitos de UTI para Covid-19 representava 1,1% do total. Em números absolutos, eram cinco internados nesta faixa etária de um total de 436.

Na última semana de julho deste ano, esse grupo corresponde a 4,4% dos pacientes internados em vagas de terapia intensiva na rede pública. Dos 337 leitos ocupados, 15 são com jovens de 20 a 29 anos.

O secretário reforçou ainda que os indicadores positivos que permite avanços no Plano de Convivência são fruto e esforço coletivo que não pode ser colocado em risco pelo descuido e pela falta do senso de coletividade.

“Enquanto o vírus continuar circulando em nosso Estado, teremos que manter os cuidados para evitar o contágio. Se não quisermos enfrentar uma nova onda com aumento nos casos graves e nas mortes, que vão impor a necessidade de novas restrições, precisamos reforçar as medidas de prevenção”, frisou o secretário.

PH Bezerros com Informações da Folha de Pernambuc

Share