MULHERES EM PAUTA: Vidas trans importam! (Re) existências LGBTQ+


Janeiro é o mês da Visibilidade trans e pensando nisso, o Mulheres em Pauta enfatiza a importância do fortalecimento dessa luta em todos os espaços, principalmente em nosso município, onde a mesma é tão ausente.
Nos últimos anos houve um avanço para a visibilidade e consequente reconhecimento do direito à existência das pessoas trans enquanto cidadãs. Mas, ainda não foi possível conquistar outros direitos como: direito ao autorreconhecimento, o de identidade, direito de ir e vir e principalmente, o direito à vida.
Não temos muito o que comemorar. As Políticas de garantia dos Direitos da População LGBTQ+ estão sendo esvaziadas, com inteligência, aos poucos e sem alarde. Existem muitos retrocessos envolvidos e que não podem passar despercebidos por nós. Atualmente, essas políticas se resumem em apenas um Departamento de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – DELGBT dentro do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos que está sendo desmontado pouco a pouco.
Todas as conquistas da população trans, são resultados de muita luta e de sua própria mobilização pelo respeito a suas especificidades e valorização de suas particularidades, que ao longo dos anos tem sido potencializado pela construção dos coletivos e movimentos organizados.
Nossa novidade pra vocês é que aqui em Bezerros já existe um grupo em fase de organização para construção de um movimento a frente de ações LGBTQ+. Aguardem!
E por fim, deixaremos a seguinte reflexão: A LUTA é importante, não apenas a este mês da visibilidade trans, mas todos os dias. Diante de uma sociedade transfóbica, precisamos propor em toda oportunidade que surgir, que as pessoas se tornem mais humanas. Isso só será possível, se elas reconhecerem a humanidade nas pessoas trans, a mulheridade nas mulheres trans e não menos importante, a condição de homens dos homens trans, por meio do respeito, convívio e valorização.
Estamos muito felizes com essa construção e agradecemos cada apoio, solidariedade e empatia. Nossa utopia é uma sociedade que respeite todas as pessoas. Junte-se a nós e venha fazer parte dessa transformação social!
Seguiremos por muitos anos lutando pelo direito de viver, amar e de ser feliz.
Que Lugar Você Ocupa Nessa Luta? MULHERES!


Michelle Silvestre – Mulheres em Pauta.
81 99457-7862

Share