Manuíno começa a acumular água

Construída há quase 30 anos, a barragem de Manuíno com capacidade de acumulação de dois milhões de metros cúbicos (m3) foi utilizada pela Compesa para abastecimento de uma população de 2.000 habitantes, da zona rural de Bezerros, além de ser utilizada também para a irrigação. Sua capacidade de armazenamento aumentou bastante pelas retiradas diárias de várias carradas de barro e piçarro durante esse período de estiagem. O manacial, que estava em colapso já alguns anos, começa a represar uma pequena quantidade d’água. Curiosamente já começa a plantação ao redor da barragem, segundo informa uma fonte.

Especialista em construção de barragens nos informa sobre a necessidade da COMPESA colocar o Manuíno no Projeto de Recuperação de Barragens para limpeza do terreno, desobstrução e recuperação de canaletas e retirada da vegetação dos taludes (paredes das barragens).

“Importante gerenciar melhor o controle da água para irrigação e trazer algum projeto de criação de peixe para implantar junto aos agricultores”, completa.

Share