Lyra enaltece o gestor e garante fidelidade a Eduardo

Em seu primeiro discurso como governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB) fez, como ele mesmo disse, uma síntese das obras e dos investimentos feitos ao longo dos sete anos de mandato conjunto ao lado do governador Eduardo Campos (PSB). Incentivos às prefeituras municipais, como o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM), criado pela atual gestão, foram elevados ao posto de bandeira e sua continuidade defendidas como promessa do novo gestor.

Bastante aplaudido, Lyra fez questão de frisar sua empatia com o agora ex-governador Eduardo Campos, cuja “brilhante liderança”, segundo ele, levou o estado a um patamar nunca antes alcançado. Lyra deixou claro, também, seu compromisso com os ideiais da Frente Popular de Pernambuco e, principalmente, com as propostas de Eduardo para a construção de um Brasil melhor, principalmente quanto à implantação de um novo pacto federativo.

Em seguida, o novo governador lembrou a trajetória humilde de sua família. Seus pais e suas filhas ganharam espaço de destaque no seu pronunciamento, um dos pontos  mais aclamados do discurso. O apreço de João Lyra Neto pela estrutura familiar ficou claro quando de sua entrada no plenário da Assembleia Legislativa, acompanhado das filhas, todos visivelmente emocionados.

Fernando Lyra, ex-ministro falecido no ano passado, foi citado como exemplo de político a ser seguido pelos que pretendem ocupar funções públicas. O combate ao Golpe Militar de 1964 e a busca por uma nova democracia foram destacadas  como suas principais lutas.

Por Magno Martins

Share

Leave a Reply