Gincana de matemática movimenta a EREFM Eurico Queiroz

DO PH BEZERROS- A Educação Integral requer do professor habilidade de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem para que o acesso ao conhecimento seja garantido através de práticas pedagógicas mais concretas, dinâmicas e efetivas.

O idealizador do Projeto, o professor Maviael Herbert, estruturou a gincana reunindo elementos de caráter competitivo e cultural como jogos e desafios para empregar os conceitos e fundamentos da matemática no mundo real, percebendo sua aplicação em outras ciências e em números aspectos da vida cotidiana.

A gincana da Matemática cumpre uma função lúdica, que aliada a finalidade de divertimento e prazer também alcança outras funções importantes como o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social e moral, manifestadas em um grande número de competências: escolha de estratégias, ações sensório motora, interação, observação e respeito.

Foi um semana intensa: de 20 a 24 de maio, as quatro turmas receberam diversas atividades a serem cumpridas: simulados, confecção de jogos com material reciclado, passa ou repassa com perguntas, bingo matemático, palestra e o encerramento com a gincana. Dentro das tarefas da gincana, as equipes tiveram que preparar um bolo em forma geométrica, elaborar uma paródia relacionada a algum conteúdo matemático, pesquisar e apresentar a biografia de um grande matemático, realizar uma compra no mercado montado
por eles e outras.

Ainda foram desafiados a descobrir o peso e a altura de algum convidado (visitantes, funcionários) a partir de técnicas próprias. Toda equipe de professores do integral se envolveram por completo e por isso foi um grande sucesso em todos os sentidos.

Share

Os comentários estão desativados.