Mulheres em Pauta

ELAS NA POLÍTICA (I)


Olá pessoal! Tudo bem? Se você é leitor/a do Mulheres em Pauta, deve ter percebido que nossa missão é defender e fortalecer os direitos das mulheres nos mais variados espaços. Entendo que a política local nos oportuniza a construção de representatividade, coletividade e protagonismo das mulheres bezerrenses, é mais do que urgente, refletirmos sobre algumas questões referentes a nossa realidade.
E por falar em política, vamos pensar na Câmara Municipal da nossa cidade. Vocês mulheres, já pararam para se perguntar se o legislativo composto majoritariamente por homens as representam? Será que todos os nossos anseios, medos, inquietações, dificuldades, e outros estão sendo discutidos cotidianamente neste espaço? Será que estão dialogando sobre questões referentes a violência que sofremos todos os dias, aos nossos direitos sexuais e reprodutivos, a equidade de gênero, saúde da mulher, inserção no esporte, na cultura, entre outros assuntos que pertencem as nossas vidas?
Pois bem, trazendo um pouco da nossa história política, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, nós tivemos em todos esses anos, apenas duas vereadoras de mandato, Luzia Arruda em 1974 e Rosa Soares em 1997, há 20 anos não elegemos vereadoras. Deixo aqui meu questionamento, se olharmos a nossa volta veremos que existem inúmeras mulheres na nossa terra que poderiam ocupar não apenas uma cadeira na câmara municipal, mas, exercer representatividade e posições de luta.
Ainda de acordo com pesquisa realizada pelo Diário de Pernambuco em 2017, Bezerros aparece como um dos municípios que não votam em mulheres, na eleição de 2016 das 39 candidatas a vereadoras, 19 sequer conseguiram 10 votos. Acreditamos que isso seja fruto de uma prática onde se colocam mulheres apenas para completar a cota de gênero ou servir de escada para os candidatos. Mas será que é pra isso que nós realmente servimos?
As poucas que ousaram sair candidatas, externam que sempre escutaram piadas preconceituosas do tipo, “Não vou votar em você porque sei que não ganha mesmo”, “Lugar de mulher é no fogão e não na política”, entre outras que sabemos bem que existem e ainda são acompanhadas de sorrisos irônicos, como se nós mulheres não fossemos capazes de ocupar com maestria esses espaços. Subestimam sempre nossa competência, nossa autonomia, nossa individualidade e principalmente nossa coragem.
Acreditamos que todas as pessoas que vem acompanhando a busca incansável de mulheres da nossa cidade por protagonismo, estão esperançosas de que esse ano de 2020 possamos avançar ainda mais com a chegada de mulheres no legislativo, e que estas o tornem mais transparente para organizações, imprensa e sociedade bezerrense no que se refere aos nossos direitos.
Nossas pautas precisam ser discutidas, mas, discutidas com espaço garantido para nossa intervenção. Não podemos deixar uma câmara composta por homens legislar nossas vidas por nós.
Se você gosta do nosso conteúdo, compartilhe esse texto com os/as amigos/as e pessoas em geral. Companheiras, sozinha ando bem, mas com vocês ando melhor. Porque JUNTAS sempre seremos mais fortes e dias MULHERES virão.


Michelle Silvestre – Mulheres em Pauta.
81 99457-7862

Share