Dos Bastidores da Política de Bezerros

EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Não é porque o tema do momento esteja voltado para Saúde, por conta da pandemia, que outros setores do governo municipal fique inerte a ação do tempo. É impressionante a letargia da Educação do Município diante de medidas que já deveria ter sido tomadas para amenizar a situação de alunos.

O município ainda não se posicionou oficialmente sobre a retomada das atividades dos estudantes, como se dá em outras cidades. Isso, pasmem, depois de quase três meses de quarentena.

O Bezerros Hoje anunciou essa semana que os educadores foram convocados a aderirem ao sistema remoto de ensino a partir do dia 15 de junho. Professores, que não dominam a tecnologia, estão se sentindo desconfortáveis e muitos alunos não dispõe de acesso ilimitado a internet que esse tipo de conteúdo exige. Que a Secretaria de Educação se posicione publicamente. Será um grande desafio e o debate não pode ficar nos bastidores.

EDUCAÇÃO II

Todos sabem que o debate sobre a distribuição da merenda no município foi uma cobrança desta coluna. Enquanto municípios do estado já providencivam a distribuição dos itens, Bezerros aguardava a sansão de uma lei federal. O curioso é que o próprio decreto de calamidade municipal já acobertava a gestão para a ação imediata. O município já fez a distribuição da merenda, mas não informa quando terá a nova etapa. Em Gravatá, o município anunciou um vale cartão para os alunos. Seria uma boa iniciativa que poderia ser estudada.

TESTES

Testes rápidos positivados para o coronavírus deveriam entrar nos casos em investigação do município e não como casos confirmados, pois são testes de triagem. Um caso curioso se deu com a própria diretora da Unidade Mista, Clemilda Lira, positivada para o coronavírus só numa segunda testagem. Esse tipo de teste são geralmente oferecidos em drive thru. Os positivados são submetido a outro exame para confirmar a contaminação. É importante seguir o protocolo para que os números não virem bagunça nem sirva de base de teorias conspiratórias.

BAIXA LETALIDADE

Levando em consideração os resultados dos testes rápidos, o município de Bezerros baixou a letalidade da Covid-19 para índice abaixo da nacional e estadual, segundo informou em live o médico Sidney Ribeiro, que é presidente do Comitê Municipal de Combate a Covid-19 no município. O que eleva o índice de letalidade da doença é a subnotificacão. Projeções apontam que mais de mil pessoas já foram possivelmente contaminadas no município.

IDOSOS

De nada adiantou o confinamento para os idosos que vivem no abrigo em Encruzilhada de São João. O vírus chegou por lá contaminando setenta e dois residentes, segundo testagem rápidas. É óbvio que o protocolo para se evitar isso foi desrespeitado por lá e que os cuidados foram negligenciados. Torcer que tudo não passe de um susto e que eles possam resistir a mais esse desafio em suas vidas. É assustador um vídeo que circula nas redes sociais, onde mostra uma ambulância utilizada para transportar donativos para o abrigo.

POUCO CASO

As mudanças no secretariado do governo municipal, pela importância dos cargos, deveria ser algo de alta publicidade. O municipio ainda não se posicionou sobre a saída do vereador Romero da pasta da Agricultura. A ‘boas linguas’ falam que continuará sendo o manda chuva por lá na base do voluntariado. Também circula nos bastidores a saída de Cleber Maranhão da pasta de Juventude e Esporte e de Valtere Filho da Obras. O trio têm os nomes ventilados para a vice na chapa de reeleição do prefeito.

CURTINHAS

A prefeitura de Bezerros parece não querer assumir o protagonismo no decreto sobre A proibição das folgueiras. Pessoas ligadas ao prefeito cuidaram de divulgar outras cidades que também tomaram a medida.

O pré candidato a prefeito Gabeira (MDB) demontrou interesse em um eventual governo seu ter o padre Bianchi Xavier na pasta da Ação Social. Não é usual esse tipo de informação antes do jogo jogado.

Pesquisas eleitorais estão movimentando os bastidores da Política. O tempo da pandemia parace ter colocado muita gente em mal lençóis.

Se Bezerros tivesse um canal de TV aberta poderia utilizar a tecnologia para transmitir as aulas para os alunos da rede municipal. Mas no município até as repetidoras de canal de TV foram sucateadas.

Bezerros contínua omitindo a incidência de casos da Covid-19 por bairros e distritos. Um dado tão simples e de grande importância para a população. Por sinal, o isolamento social tem caído bastante em Bezerros e isso só é notícia porque a ferramenta é do Ministério Público.

.

Share