Dos Bastidores da Política de Bezerros

A REVELIA

Tão grave quanto a pandemia do novo coronavírus é o desinteresse da população para com o processo político. É ele quem norteará as ações públicas futuras com reflexo na vida de cada um de nós. O primeiro tempo do jogo eleitoral que vai decidir o destino de Bezerros em outubro já foi jogado. Partidos montaram times para a disputa de vereador e ao menos quatro nomes se lançaram candidatos a prefeito: Lucielle Laurentino, Gabeira, Breno e Lindório. O eleitor precisa entender que o seu dever de cidadão não se restringe apenas ao voto, mais também acompanhar pelo menos as jogadas. Negar a política é fletar com o caos. Não há outro caminho!

TIME MONTADO

Prefeito Breno em live durante barreira sanitária sobre a Covid-19 no acesso à Serra Negra

Graças a força da máquina municipal, o prefeito Breno Borba (PSB) conseguiu montar um grande time rumo a sua reeleição. Desde quando assumiu a prefeitura, o prefeito pôs o governo a serviço dela acomodando aliados e contratando pessoas a ponto de extrapolar os gastos com a folha de pessoal. Chegou a superar os altos índices do governo Branquinho com o comprometimento de 63% da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ao renunciar, em maio de 2019, o ex-prefeito ajudou muito Breno na pavimentação do caminho rumo a reeleição, e a tarefa de casa foi bem feita no campo político, o que não se pode afirmar da área administrativa que tem acumulado muitos contratempos. Os governistas estão animados porque geralmente quem vence eleição é quem tem mais estrutura. O governador Paulo Câmara foi exemplo ao ser reeleito com alta impopularidade.

FATOR IMPORTANTE

Luciele passou a ser alvo dos governistas que cuidaram de inflar suas articulações políticas após números de pesquisas mostrarem que ela tira votos importantes na corrida a reeleição do prefeito. Nomes importantes de apoio tiveram que buscar outros partidos para a disputa de vereador. As investidas para tirá-la do páreo não devem cessar, mas a ‘menina da Serra Negra’, que venceu na vida pela educação, não deve ceder a pressão. Até porque a sua aposta é que o embate entre Gabeira e Breno fará com que o eleitorado mais crítico dispense o auê das torcidas. Com ela no páreo, o debate político será inevitável e os resultados imprevisíveis.

ATUAÇÃO

Presidente da Câmara de Vereadores em caminhada solitária à Serra Negra na Sexta-feira Santa

Vereador reeleito e tido como um dos mais atuantes do município, Gabeira ganhou visibilidade ao buscar caminhos próprios desprendido dos tradicionais grupos políticos da cidade. A maior guinada política foi quando se lançou candidato a deputado estadual sendo majoritário no município. Numa articulação própria, o vereador também chegou a presidência da Câmara de Vereadores, o que o colocou naturalmente na disputa à prefeitura. Além de alguns projetos implementados, como mutirões e o Parlamento Jovem, o presidente da Câmara tem os desafios que é o concurso da casa legislativa e por em votação (o quanto antes) projeto de reducação de salário dos vereadores. Ambos são aguardados pela população local pela expectativa positiva criada. Gabeira vai para o enfrentamento com Breno tentando capitalizar o desgaste de sua gestão.

1° CASO

Bezerros deve reivindicar a verdade ao Governo do Estado quanto ao primeiro caso da Covid-19 no município. Não é reivindicar doença, mas trabalhar em cima de uma realidade para traçar metas de trabalho. Os boletins epidemiológico zerados nada ajuda na ocasião. A falsa normalidade tem atrapalhado as medidas contingências no município.

EXPLICAÇÃO

Bezerros foi um dos poucos municípios do estado onde a verba destinada pelo Governo Federal no valor de 1,2 milhão, é bem considerada. Gravatá, por exemplo, só recebeu 300 mil reais. Há uma explicação técnica sobre o fato. Especulamos o fato de o município disponibilizar dez leitos de UTI no hospital Jesus Pequenino à disposição do SUS, mas isso não é oficial. Pedimos uma resposta a prefeitura de Bezerros. A verba servirá para a prefeitura agir no combate à pandemia no município.

CURTAS

A FM 104 passou a funcionar na mesma região onde foi construído o fórum de Bezerros. Isso graças ao desmembramento do projeto pelo advogado Edgar Lino. A direção da emissora promoveu promoções e levantou fundo para as modernas instalações.

Luciele levou a melhor numa enquete de um perfil do Instagram do estado sobre a disputa eleitoral em Bezerros. O perfil não fez um cenário com os três postulantes. A enquete não reflete necessariamente o cenário de rua e não pode ser confundida como enquete eleitoral.

Da queda de gesso ao comprometimento apenas de parte do telhado foram as explicações superficiais sobre a situação estrutural grave no prédio da Unidade Mista. Pela imagem 30 dias após o fato, os serviços por lá demandará uma reforma geral no teto do prédio.

O Dr Lindório se lançou pré candidato a prefeito. O mesmo trabalhava o seu nome em 2016, mas o partido acabou se aliando ao projeto de reeleição do ex-prefeito Branquinho. Hoje ele deve disputar pelo Patriota.

Uma das pastas mais atingidas pela suspensão de contratos foi a Educação. Muitos contratos de professores foram cancelados.

O PSB de Bezerros arregimentou um grande número de postulantes a vereador de primeira viagem. O feito garante a reeleição de muitos a vereadores de mandato.

Criamos um grupo exclusivo para os leitores da coluna que gosta de política. Participe!

Clique aqui

Share