Dos Bastidores da Política de Bezerros

Estávamos devendo a coluna semanal. A redação voltou toda a atenção nos últimos dias para a Covid-19.

FAKE NEWS 1X0 INFORMAÇÃO

Bezerros começou mal o combate ao coronavírus. Em tempo de fake news a imprensa tem um papel importante que é apurar a informação e levá-la ao público como fonte segura. A pandemia mundial da Covid-19 leva apreensão, porque ainda não se sabe ao certo o risco que a doença representa. Se o Brasil se comportar fazendo pouco caso, poderá viver uma realidade tal qual passa a Itália. Diante do desconhecido, só a informação torna-se uma aliada para que os governos alerte a população para o sacrifício das medidas contingênciais.

Foi necessário um boletim epidemiológico do Governo de Pernambuco para que um caso em investigação no município vienhesse à tona. Isso depois do próprio governo Breno assegurar que nenhum caso suspeito foi registrado em Bezerros. A informação será sempre a maior aliada para enfrentarmos a pandemia que vem fazendo vítimas no mundo todo. Isso não é provocar alarde, mas alertar que será inevitável conviver com uma realidade cada vez mais próxima. A suposta fake news repelida até pelo site acabou sendo validada pelo governo do estado. O caso em tela diz respeito a um paciente que apresentou sintomas de resfriado após retorno do Estado do Ceará. Após avaliação e monitoramento a equipe resolveu notificar o estado e o paciente foi aconselhado a se submeter a quarentena.

SALÁRIO DOS VEREADORES

O texto do projeto sobre subsídio dos vereadores precisou ser revisto, porque ele atrelava o valor ao salário mínimo que tem reajuste anualmente. Uma falha da casa, sem dúvida. A lei manda que o valor seja fixo durante toda a legislatura, que vai de 2021 a 2025. Por isso, uma emenda foi necessária à lei para que o projeto, uma vez aprovado, não seja contestado. Há uma desinformação na opinião pública que indaga o porquê dos vereadores não aprovarem a medida desde já. Simplesmente porque não se pode votar matéria sobre o próprio salário no mandato em curso. Independente do populismo que a matéria possa representar, a Câmara de Vereadores daria um passo importante se aprovasse a matéria, mas sem a mobilização social ela tende a sofrer resistência entre os próprios vereadores que votaram por unanimidade na primeira votação e que já demonstram resistência. A tendência é que 60% dos atuais vereadores se reelejam e é aí que se encontra o entrave. A mesa diretora acatou a emenda e promete apresentar o projeto na próxima terça-feira. O projeto é do vereador Boi Gordo que já tentou apresentá-lo em 2015.

PAUTANDO

O vereador Gabeira, presidente do legislativo, se distancia da sua própria base política na Câmara de Vereadores ao por em pauta projetos polêmicos como esse de Toinho do Boi Gordo, de reduzir salários. Mesmo a matéria tendo votação unânime em primeira votação, nos bastidores é uma contrariedade só. Outro fato que também contrariou os legisladores foi uma convocatória do Secretário ‘fantasma’ posta em votação e que acabou não passando. Pré candidato a prefeito, o presidente Gabeira parece dispensar o apoio da classe política. Movimento que, segundo publicações em suas redes sociais, costuma chamar de coragem. Nós chamamos de não estratégico.

FESTAS JUNINAS

Segundo os especialistas, o Brasil passará dias difíceis nos próximos três meses por conta da Covid-19. Isso já pode projetar uma realidade triste, que será o cancelamento das festas juninas de toda a região. Sacrifício em defesa da vida.

CURTAS

O governo municipal ainda não acertou o passo. Prestes a completar um ano à frente da gestão o prefeito Breno coleciona mais polêmicas que resultados.

Os ricos trouxeram a covid-19 para o país através dos aeroportos. A quarentena que se pede as pessoas pode até representar um lazer a mais, mas nunca para os pobres, principalmente para os autônomos que precisam trabalhar todo santo dia.

O presidente da Câmara Gabeira já teria dado sinal de que vai pautar a redução de salários do prefeito ( de 16 para 8 mil) de vice prefeito ( de 8 para 4 mil ) e até secretários ( de 6 para 4 mil).

O porco a pururuca do médico cubano Dr. Manoel vem sendo requisitado em muitos eventos. Muita gente pode experimentar a culinária cubana durante evento em prol da festa de São José.

Está ganhando forma a rodovia PE-119 que liga Sapucarana a Bezerros. Sem dúvida uma grande conquista para os moradores de toda a região.

Por conta da Convid-19, eventos no município tende naturalmente a ser cancelados. Na agenda, o tão esperado aniversário de 150 anos do município, que aconteceria dia 18 de maio.

No 20º dia após os primeiros casos, Itália tinha 3 diagnósticos confirmados; Brasil soma 291 confirmações. Com informações do UOl.

Com a economia que a Câmara de Vereadores fará após a redução dos salários, caberá a futura presidência da casa devolver recursos para o município.

Share