Dos Bastidores da Política de Bezerros

Pedimos desculpas ao nosso leitor pelo atraso da publicação da coluna política. Ela atrasa, mas sempre chega.

ANO VELHO

O novo ano para os Bastidores da Política já está em curso há algum tempo. As eleições nos obrigou a viver 2020 bem antes dele começar. A renúncia do prefeito Branquinho, em maio do ano passado, foi o pontapé para acelerar o processo. A partir daí as articulações políticas demarcaram caminhos colocando em posições distintas personagens que vão para o embate eleitoral. Hoje, três nomes dispontam para a disputa de candidatura a prefeito, embora figuras coadjuvantes possam surgir no fator surpresa. A candidatura natural do prefeito Breno Borba (PSB) e as postulações do presidente da Câmara de Vereadores, Gabeira ( PP), e de Luciele são as mais consistentes. Diferentemente de 2016, os bezerrenses viverão de fato uma disputa política.

GANHADOR

Em regra geral depende do poder de mobilização de um candidato o êxito numa eleição e não necessariamente da opinião pública. Nem sempre o candidato mais popular ou menos rejeitado é o vitoriso no processo. Pernambuco viveu um exemplo claro nas eleições para governador elegendo o Paulo Câmara, que detinha e continua tendo alta rejeição. Por outro lado, a mobilização de parte do eleitorado pode tornar o menos cotado na surpresa do pleito. Gostando ou não a eleição do presidente Bolsonaro da um tapa na cara das estruturas políticas. São raros os exemplos, mas quando a população resolve contrariar não há poder econômico que segure.

VOLUNTÁRIO?

O diretor de eventos do município, Renato Luiz, foi exonerado dias após o episódio do uso de um veículo oficial em um jogo do Sport na capital pernambucana no ano passado. No entanto, como mostra algumas publicações, Renato continuou na pasta do Turismo. Segundo as informações oficiais, “por ter um bom relacionamento com os demais da equipe, ele continua exonerado e dá suporte informalmente, sem vínculo”.

FESTA, SIM

A festa da Virada promovida pela prefeitura e parceiros no final de ano foi positiva. Você que ler a coluna sabe da nossa criticidade em relação ao tema já alguns anos. Sabe também que o evento, que já foi o maior de rua do município, declinou ao longo dos anos e que o município pode sim fazê-lo com maestria. As cidades vizinhas investem nas suas festas tradicionais e nem por isso a saúde e educação é mais carente que a nossa.

PARCERIA

Depois de quatro anos de uma parceria Pública Privada mal sucedida, o município fez uma licitacão para fazer quiosques e o gramado do Estádio Municipal Tenente Luiz Gonzaga. A empresa Conserv foi habilitada no processo. Foram quatro anos sem futebol no principal campo da cidade e sem o famoso Futebol dos papangus. A promessa é que o estádio Municipal seja devolvido aos desportistas em poucos meses.

CONCURSO

O presidente da Câmara de Vereadores, Gabeira, está otimista em relação a aprovação do concurso público na casa, que deve ser realizado este ano. A mesa diretora convocou oficialmente os pares do legislativo para a reunião extraordinária nesta quinta-feira. Serão 20 vagas no concurso, excelente oportunidade para aqueles que fazem do estudo meta de vida. Algumas câmaras municipais em Pernambuco também estão trabalhando a pauta. O BEZERROS HOJE vem cobrando do presidente Gabeira a realização do certame na casa.

CONFIANDO NA FONTE

No último final de semana o prefeito Breno teria estado na casa de praia da ex-preita Bete de Dael em Tamandaré. Nas conversas políticas a possivel estratégia da chapa pra 2020. O empresário Dael trabalharia o seu nome para prefeito arregimentando o maior número de lideranças da oposição, pessoas que não estariam satisfeito com o governo Breno. Lá na convenção Dael seria alçado vice de Breno levando as lideranças à reeleição do Prefeito. Será!?

CURTAS

As girândulas nos bairros na virada do ano foi positiva e deve ser incrementada, mas o desafio mesmo é devolver ao município a grande festa da Virada no centro da cidade.

O vereador Caca (PSD) aparece bem cotado na vice do prefeito Breno, que vai disputar a reeleição. Caca tem um histórico e perfil que o legitima para o cargo.

Na base governista também há uma movimentação para que o vice de Breno possa ser o vereador Didiu da Laranja. O vereador estaria disposto em investir no projeto.

O calendário de Boas vindas a 2020 da oposição, onde figuram imagens de Dr. Rafael, Gabeira, Padre Bianchi e Marco Pontes provocou novamente arrepios e interpretações diversas no cenário político. O padre em vídeo descartou ser candidato, mas não escondeu a alegria de figurar nele.

O evento pré carnavalesco que será promovido por Stenio Fonseca no domingo (12) teria sido um pedido do cantor Nathan Loketo, primo do Wesley Safadão, para se apresentar no Estado. Raul Henry e Gabeira ofereceram apoio logístico.

Rinaldo Luiz, irmão gêmeo do Renato Luiz, é cogitado para ser vice na chapa de Luciele Laurentino (DEM). Rinaldo é assessor do deputado Fernando Rodolfo e é funcionário licenciado (efetivo) da prefeitura.

A secretária de Ação Social e Cidadania Luciana Dutra está enlutada pela perca do seu pai no último domingo. Severino Dutra é pai dos comunicados Hilberto e Hiljan Dutra ( rádio Transamérica Recife). A missa de Sétimo Dia será no dia 11/01, às 19h e 30mim na Matriz de São José.

Share