DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

NA DEFESA DO FILHO

A gestão de Breno Borba (imagem) à frente da prefeitura de Bezerros foi defendida pelo pai e ex-prefeito Marcone Borba

O ex-prefeito Marcone Borba defendeu a gestão do seu filho Breno (ambos do PSB) à frente da prefeitura de Bezerros. Na entrevista à FM 104, ocorrida na última sexta-feira, Marcone afirmou não ter participação no governo, mas nos bastidores sabe-se que não é bem assim. A interferência do ex-prefeito é nítida principalmente quando o assunto é articulação política visando a reeleição do filho. O ex-prefeito, que supostamente foi para falar de “saúde” consumiu boa parte da entrevista relativizando a crise na gestão ao culpar a crise no país. Nas redes sociais leitores indagavam a realidade diferente vivida nos municípios vizinhos, que vem cumprindo com a folha de pagamento e apresentando ações. Para ser justo, é fato que Breno assumiu há pouco mais de seis meses, mas o tempo que passou ao lado do ex-prefeito Branquinho, assumindo a titularidade por diversas vezes, o coloca numa saia justa. A equipe é praticamente a mesma, o que faz o governo ser taxado de continuidade.

CURIOSIDADE

Durante a entrevista, o ex-prefeito Marcone Borba acusou o presidente da Câmara de Vereadores ( sem citar nome) de oportunista político por levar as redes sociais pautas polêmicas. O ex-prefeito lembrou que Gabeira foi líder do governo Branquinho (PSB) durante seis anos quando algumas das situações já se desenrolavam. A assessoria do vereador informou que a réplica será dada nesta segunda-feira durante entrevista na FM 104. Gabeira surge como o principal adversário de Breno em 2020.

LRF E A MEDIDA

O prefeito Breno Borba está definitivamente à frente da prefeitura há seis meses, mas conhece a gestão como poucas pessoas. É fato que o ex-prefeito Branquinho deixou uma folha que chegava a 60% da arrecadação do município. Um patamar acima dos 54% que a lei de responsabilidade permite. O novo prefeito poderia ter empregado uma nova forma de gestão, enxugando a máquina. Isso permitiria ao governo municipal não atrasar salários dos servidores, pois haveria folga no caixa. O fato vem custando caro à imagem do prefeito Breno junto a opinião pública, porque o atraso nos pagamentos superam o tempo da época de Branquinho. A notícia é que o governo tem demitido, mas também tem admitido por razões mais eleitoral que de gestão. É o famoso enxugar gelo.

DICAS

O renomado radialista caruaruense Antônio Carlos ( rádio Cultura) deu uma verdadeira bronca no prefeito Breno Borba por conta dos salários atrasados na Secretaria de Educação. Segundo o radialista, o prefeito, que assumiu há pouco tempo, está perdendo a oportunidade de superar o antecessor. “É preciso fazer os aportes, guardar um doze avos da receita para fazer caixa para o décimo terceiro”. O radialista ironizou a contratação de um secretário só para cuidar de um evento e cobrou prioridades.

NUANCES

O prefeito Breno Borba pode até ir capenga na gestão, mas na articulação política “vai muito bem obrigado”. As vozes da oposição ainda não se encontraram e é preciso uma maior articulação por parte do vereador Gabeira que lidera o processo. A máquina coloca o prefeito Breno Borba com uma vantagem natural e isso independe da gestão ser ou não aprovada na opinião pública. O exemplo recente é a ‘inexplicável’ reeleição do governador Paulo Câmara que tinha uma gestão altamente reprovada. O entre ‘aspas’ na palavra inexplicável é para dizer o contrário. Mas se o governo continuar colecionando fatos negativos a reeleição pode ser um sonho distante, pois o sentimento popular não está pra brincadeira.

CURTAS

O secretário de Educação, Mi, foi acusado pelo SISMUBE de marcar e desmarcar reuniões. Não respondeu as acusações,o que demonstra não saber qual justificativa daria aos servidores.

O problema na folha da Educação, segundo o governo, são vantagens indevidas nos salários dos servidores. Segundo dados, o déficit hoje é de 700 mil reais/ mês.

Na Câmara de Vereadores o sentimento é que os pares ainda não se definiram em quem apoiar para prefeito no próximo ano. Quem oferecer uma chapa de candidatos com mais condições de vitória atrairá muito deles.

A secretária de Turismo anunciou que Bezerros ganhará ainda este ano um letreiro de boas- vindas ao município. Algo parecido aos das cidades de Sairé e Camocim de São Félix.

O ex-prefeito Marcone acredita que a pauta negativa do governo em setores da imprensa de Bezerros se deve ao fim das ‘benesses’ que o prefeito Breno cortou no valor líquido de ‘360 reais/mês’ no último ano.

A cota na verdade devia-se a publicação das notícias institucionais nos canais de comunicação do município. Hoje, apenas um seguimento continua tendo investimento financeiro do governo.

Share