Dos Bastidores da Política de Bezerros

CONCURSO DIFÍCIL

A prefeitura de Bezerros poderia ir tocando o processo do concurso público na área da segurança pública em Bezerros ( Debetrans e Guarda Municipal) enquanto procede no enchugamento da folha de pagamento, como recomenda o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Um processo para a realização de um concurso até a posse dos aprovados leva no mínimo um ano, tempo suficiente para a gestão Breno Borba resolver a questão da folha, que ultrapassa e muito a Lei de Responsabilidade Fiscal (54%). Ao priorizar a recomendação do TCE em detrimento do concurso, a gestão mostra que não tem interesse nele e quando usa a frase ‘na mais brevidade possível’ não se compromete com prazos. Vale destacar que o concurso não representa ônus para o município porque os cargos já existem. Ele só aprimoraria ainda mais o trabalho dos órgãos municipais dando-lhes mais autonomia. Estamos perdendo tempo!

POSITIVO

A prefeitura de Bezerros começa a sentir que os repasses federais podem aliviar suas contas e que a palavra crise precisa ser deixada de lado, como recomenda o melhor prefeito do país Serginho Meneguelli. A gestão precisa dribla-la com eficiência e transparência. Depois do repasse extra do Fundo de participação dos Municípios, que, segundo uma fonte do governo, chegou a exatos 1.417.937,71, o repasse do fundo para o mês de julho representa 11% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano os recursos estão positivos em 8% se comparado ao igual período. Os percentuais são da Confederação Nacional dos Municípios.

DEMISSÕES

Não há outro caminho: É preciso que haja, sim, as demissões de contratos e comissionados na prefeitura para que a gestão municipal se adeque a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Mas a gestão Breno erra ao fazê-lo em áreas sensíveis como a Saúde. Justamente no setor onde, segundo o CREMEPE, se investe muito pouco em Bezerros. Diminuir recursos humanos na Unidade Mista, como destacou o Portal Bezerros, mereceu preocupação dos bezerrenses.

FESTIVAL

O Bezerros Moto Fest, idealizado pelo comunicador Máximo Neto, está para Bezerros tal qual o Festival de Inverno está para Garanhuns (FIG). O evento ja provou o seu potencial e agora precisa ser abraçado de fato pela prefeitura e pelo governo do Estado o que movimentaria todo o cenário cultural do município. É muito pouco se ofertar apenas o apoio logístico, como se faz todos os anos. A prefeitura poderia aproveitar o momento para fazer um mega festival com nomes da música nacional. E é aí onde entraria o apoio do Governo de Pernambuco realizador do FIG. Fica a dica para os próximos anos.

ORATÓRIA E DICÇÃO

Bastou 24h no ar para que a matéria do MDB de Bezerros sobre o curso de ORATÓRIA E DICÇÃO chamasse a atenção do público. A primeira turma ja foi formada, um sinal de que tem muita gente interessada, principalmente pelo processo eleitoral. O curso será ministrado pela fundação Ulysses Guimarães e terá carga horária de 15 horas com três aulas presencias. Tem o apoio do presidente do legislativo Municipal, vereador Gabeira.

TELEFÉRICO ESQUECIDO

O secretário de Turismo de Bezerros, Eduardo Ferreira, que bem conhece o projeto do teleférico da Serra Negra, precisa acampar voz no governo Breno Borba para que o município possa pressionar o Estado para tentar destravá-lo. O tema anda esquecido de fato, mas a coluna continua com a idéia em pauta.

O atual Secretário de Turismo quando Diretor de Turismo, há seis anos, acompanhou a equipe técnica do Prodetur em visita a Serra Negra para cuidar do projeto.

Ver matéria publicada na época aqui.

CURTAS

A equipe de Turismo e Cultura andou visitando órgãos de preservação de patrimônio estadual buscando projetos para Bezerros. A restauração da ponte de ferro e a área da Estação da Cultura estava em pauta.

O debate do vereador Guinho em defender a ação de restauração da ponte férrea ganha ainda mais força com a gestão municipal também interessada.

O lixão de Bezerros voltou a incomodar toda a cidade na semana passada. Mas o que chama a atenção é que o problema se deu em período chuvoso e frio intenso.

O Advogado Paulo Alves cuidou logo de esclarecer a coluna que mencionou um encontro dele com o prefeito Breno Borba em um almoço. Conversaram sobre muitas coisas, mas nada de política.

Lucielle Laurentino tem alimentado em suas redes sociais interesse pela eleições municipais de 2020. Ela foi candidata a deputada estadual sendo a terceira mais votada no município.

Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, declarou ter aumentado a sua responsabilidade com o município após receber o título de cidadão bezerrense. Aguardemos os frutos, então…

Share