DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

A coluna política da semana nunca esteve tão junina…

PROTAGONISMO DO DEBETRANS

Um problema no trânsito que tinha sido praticamente resolvido em nosso São João voltou a acontecer este ano. Como se sabe a prefeitura foi ousada há dois anos quando resolveu retirar de circulação ônibus e similares sob forte crítica da imprensa, inclusive deste site. Acontece que o resultado impressionou pela agilidade que deu ao fluxo de veículos. Este ano, no entanto, subir a Serra Negra está exigindo mais paciência em dias mais concorridos e o motivo desta vez não são os ônibus, e sim a forma de ordenanento adotada pelo Detran/PE, que tomou para si o protagonismo antes desempenhado com maestria pelo órgão de trânsito municipal, o Debetrans. As retenções acontecem justamente pela liberação limitada de veículos nos dois sentidos da via em pontos de subidas (era mais ágil). É óbvio que o Debetrans precisa assumir o seu protagonismo contando com o apoio do Detran/PE, que é quem inibi os abusos. O nosso desejo é que o município trabalhe para dá autonomia ao órgão de fato e isso passa por concurso público, o que deixa muita gente raivosa com a coluna. Por enquanto, a logística que vinha dando certo não pode ser alterada. Quanto as queixas sobre as autuações e a lei seca não há outra alternativa a não ser viajar de acordo com as leis vigentes.

DEPUTADOS E O APOIO

Os deputados estadual Waldemar Borges e o federal Danilo Cabral estiveram prestigiando o São João de Serra Negra neste domingo. Votados pelo grupo do prefeito, a atuação dos deputados não tem sido a ideal no município. Só para ter idéia, ambos estiveram no Palácio do Campo das princesas com o prefeito Breno para pedir apoio na realização do São João. Uma atração surpresa que se divulgou acabou não se concretizando e isso frustrou geral. Também não se divulgou o que realmente o Estado entra com apoio. Ainda há uma possibilidade que um show na cidade se realize posteriormente. A representação política também faz a diferença quando o assunto é a captação de recursos junto a iniciativa privada. Mas a falta de atenção dos deputados nao se resume apenas a questão de eventos. Bezerros reclama há mais de dois anos a inauguração de uma UPA que precisa ser equipada. Emendas parlamentares serviriam para alocar os recursos necessários.

TOUR NO SÃO JOÃO

A apresentadora da rede Globo de Televisão Fátima Bernardes e o namorado, o deputado federal Thulio Gadelha (PDT), prestigiaram o São João de Serra Negra no último sábado. No Polo Cultural ela foi recebida pelo prefeito Breno Borba. Fátima, aliás, fez um tour em vários polos juninos de Pernambuco, como: Caruaru, Arcoverde e Gravatá.

RESPONSÁVEIS

Em 2001 a então secretária de Turismo de Bezerros Rosa Soares e o Diretor de Agricultura Edgar Lino apostaram numa festa junina diurna em plena zona rural. O projeto foi apresentado ao prefeito Lucas Cardoso ( já falecido) que deu sinal verde mesmo sob a saraivada de críticas de uma oposição raivosa, que chamava o polo cultural, construído no final dos anos 90, de elefante branco. O resultado é o que todos já sabem. Temos hoje uma das festas juninas mais concorridas do Estado.

MEDO DA CHUVA?

O Polo Cultural da Serra Negra virou uma imensa casa de show fechada onde não se ver mais o céu estrelado ( salvo aqueles que ficam nas escadarias do anfiteatro). A inovação da grande tenda trouxe mais comodidade, mas se refletirmos um pouco mais nos deparamos com o fato de que perdemos um pouco aquele contato com a natureza. Do que adianta uma imagem área, fogos de artifício ou um céu estrelado ( porque nem sempre o tempo é chuvoso), se 80% do público está dentro da estrutura montada. Não seria o caso de repensar um espaço aberto entre as barracas e a grande tenda? A não ser que apenas o eterno Rau Seixas tenha perdido o “medo da chuva” como menciona uma de suas canções. Não temos saudades do circo, mas fechar toda a área pode ser discutida.

CURTAS

Manoel Melo vai promover o arraiá do Coadjutor Folia no próximo dia 28. A comunidade passou a ganhar notoriedade após a sua ações culturais.

Uma simples decoração no comércio e o centro já entrou no clima junino. O vereador Gabeira ouviu apelos de comerciantes e patrocinou os adereços.

Muitas atrações do São João de Serra Negra tem explorado muitas músicas que fogem do contexto cultural. Estas tocariam bem no cento da cidade.

A turistada tem abusado em jogar lixo no entorno do polo cultural. A imagem é feia segundo o Portal Bezerros. Falta um trabalho de conscientização.

A TV Imprensa mantém a transmissão do São João de Serra Negra pela força de vontade dos seus idealizadores. O combustível de incentivo é a audiência costumeira.

A quantidade de banheiros químicos na Serra Negra tem sido criticada pelos usuários. Mas que ja foi ao São João de Caruaru sabe o que é realmente o inferno.

O PH BEZERROS fez um excelente levantamento sobre dirigentes partidários de Bezerros. Quem é quem a frente dos partidos políticos. Veja aqui

Share

Os comentários estão desativados.