DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

DIPLOMÁTICOS E ADVERSÁRIOS

Marcou durante a diplomação do prefeito Breno (PSB), ocorrida na última terça-feira (7 ) na Câmara de Vereadores, o clima de cordialidade entre dois prováveis concorrentes à prefeitura no próximo ano. Nos bastidores já se sente a tensão pré eleitoral que 2020 provoca e que tem colocado o presidente da Câmara Gabeira (PP) e o prefeito recém-empossado Breno (PSB) em projetos distintos. O clima harmonioso entre ambos distensionou qualquer sentimento de disputa política na cerimônia dando espaço para o discurso da diplomacia e momentos de descontração. O respeito mútuo entre executivo e legislativo foi a tônica e a disponibilidade em contribuir com a gestão ficou clara nas falas dos legisladores. O prefeito Breno saiu da posse com o sentimento de que, assim como ex-prefeito Branquinho, também vai continuar contando com o apoio do legislativo para aprovar matérias importantes para o seu governo.

SEM MÁSCARA

Foi bastante comentada nos Bastidores da Política a corajosa fala do presidente da Câmara de Vereadores, Gabeira (PP), ao expor abertamente a sua história de superação de vida. Ao dirigir sua palavra ao ex-prefeito Marcone, que havia falado anteriormente sobre sua falhas, destacou que ninguém ali tinha errado tanto quanto ele a ponto de ter tido a sua liberdade privada. Falou das tolices da juventude, da dura lição imposta e do despertar para a vida. ” Hoje estou à frente desse poder legislativo”, destacou emocionado. Gabeira lembrou da oportunidade dada pela população ao elegê-lo vereador em 2012 e da confirmação da confiança na sua reeleição em 2016. Não é surpresa que o vereador tivesse encarado o público ao falar de sua história, pois apareceu no cenário político local justamente pela adversidade.

DIGNIDADE

A venda de terrenos para loteamento sem oferecer o mínimo de estrutura é um crime. Ainda bem que o município apertou o cerco a esses desmandos nos ultimos tempos, mas infelizmente bairros foram crescendo justamente com a falta de planejamento em nome de rentabilidade para os proprietários. Um exemplo de loteamento carente dos serviços públicos é o São Rafael, que tem ganhado destaque na pauta do vereador Eliel. Muitas ações estão sendo encaminhadas junto ao executivo municipal, mas um dos primeiros passos já foi dado quando o vereador denominou, através de projeto de lei, o loteamento como bairro São Rafael. Outra localidade que merece igual atenção é o loteamento Nossa Senhora da Luz.

A OPORTUNIDADE

Com a renovação política em pauta para as eleições de 2020, o antigo PPS hoje Cidadania23 passa a ter seu novo presidente em Bezerros. Erickson Claudino atual diretor financeiro da Câmara Municipal, assumiu o partido e brevemente terá o diretório efetivado em um evento na cidade frente ao deputado federal Daniel Coelho. O partido deverá ser um dos mais cobiçados para aqueles que desejam disputar o legislativo e que não dispunha do poder econômico, principalmente porque a regra é arregimentar candidatos que tenham uma margem de até 700 votos. A classe política sabe o quão é estrategico o Erickson Claudino o qual ganhou notoriedade ao fazer a prestação de contas da maioria dos que foram candidatos em 2016 .

A CRÍTICA CONVINIENTE

Muita gente que critica nas redes sociais as girândulas, principalmente durante o intenso calendário religioso, ficaram silenciosas diante do grandioso pipocar de fogos em comemoração a posse do prefeito Breno. A observação merece destaque porque é importante combater hipocrisias. Sugeriram até que a queima de fogos nas festividades municipais não se ultilizasse os fogos barulhentos e isso se deu durante o réveillon. Não está em discussão aqui o incômodo que o barulho provoca aos animais, crianças e idosos ( o que é pertinente), apenas a observação crítica quando ela é conviniente.

O TELEFÉRICO

Praticamente na oposição ao PSB, fica complicado para o deputado federal Fellipe Carreras interceder diretamente pelo teleférico da Serra Negra. As apostas eram que fosse reconduzido à Secretaria Estadual de Turismo e, portanto, tivesse poder de decisão para que o projeto avançasse. A classe política de Bezerros precisa unificar o discurso para destravá-lo, porque já há um encaminhamento nesse sentido. O prefeito Breno e a nova equipe de turismo tem nas mãos esse novo desafio, já que há trânsito livre junto ao governo de Pernambuco. Cabe ao Gabeira, que explorou o tema na eleição para estadual, fazer a ponte junto a Assembléia Legislativa, que representa importante força política.

Não é a primeira vez que Bezerros fica sem receber o FPM por falta de informações da municipalidade. A equipe foi no mínimo relapsa.

O ex-prefeito Marcone falou da ansiedade na família para que Breno pudesse assumir a titularidade. Segundo o ex- prefeito, isso teria sido colocado desde dezembro.

A renúncia do prefeito Branquinho caiu como luva para os planos de reeleição do prefeito Breno, que deve ser grato ao prefeito pelo grande gesto político.

O prefeito Breno deve confirmar alguma festividade para comemorar a data de Emancipação Política de Bezerros no próximo dia 18. A equipe precisa buscar apoio da iniciativa privada para que a festa aconteça na Rua da Matriz sem investir verba pública que ( como se vê) está cada vez mais escassa.

O nosso calendário junino na Serra Negra já foi mais extenso. Nos últimos anos o evento é programado para acontecer a partir da segunda quinzena do mês de junho.

Bezerros passou por um recadastramento imobiliário que vai possibilitar o aumento da arrecadação do IPTU. É importante que esse trabalho seja extensivo aos condomínios e na região da Serra Negra.

Share

Os comentários estão desativados.