DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO

2014 DE IDEIAS

Apostar em Bezerros será sempre a nossa meta. É preciso acreditar nas nossas potencialidades para avançarmos em busca de um lugar de destaque em nosso Estado. Perdemos muito tempo com falácias e não queremos espaços para lamentações, mas atitudes. É assim que desejamos um ano novo para todos nós que amamos essa terra.  Mais do mesmo é comida requentada. Sejamos ousados nos projetos  para fazermos o diferencial.

PRIORIDADES

A ausência de um bom público nas festividades de final de ano em Bezerros remete justamente o que o prefeito Branquinho falou esta semana: a inexistência de atrações de peso. Alega que a sua prioridade foi à austeridade fiscal, com funcionários recebendo seus salários em dia e sem demissão, o que não acontecia nos últimos anos.

Somos uma terra cultural, mas uma boa parte da população fica à margem disso e está pouco se lixando pela cultura, a não ser a de ‘massa’.  Infelizmente, os costumes mudam e as nossas tradições vão sumindo por mais que relutemos em não aceitar as mudanças de comportamento da sociedade altamente influenciada pelo mercado do consumismo.

Bezerros nunca precisou de atrações para lotar a Rua da Matriz em festas de final de ano. Só os mais jovens não lembram a década de 90, onde apenas duas atrações da terra (Banda Brisa e Som Livre) se reversavam no palco, garantindo a animação da multidão.

Já há algum tempo (não se pode negar) que a pedida da juventude de Bezerros é pelos eventos de massa, como acontece naturalmente nos municípios vizinhos. É sabido, ainda, que a cidade é carente de eventos que preze pelo ‘bom gosto’ musical, nos moldes do Eco Festival e São João na Serra, marcado por  atraí um público diferenciado que, na nossa concepção, agrega mais valores.  Ainda comemoramos, pasmem, nomes como Alceu Valença, Almir Rouche,entre outros, na grade do carnaval, quando deveriam ser rotineiros na programação.

É lógico que o gestor deve ver as prioridades, até porque o contrário seria contra senso.

O PROFANO

Uma das mudanças de comportamentos culturais em Bezerros na última década deve ao fato de não mais se misturar eventos da igreja católica com as festas profanas, como ainda acontece em muitas cidades da região.  A festa do Cruzeiro e São Francisco Xavier,em Serra Negra, são exemplos disso.

CHOQUE I

As cidades que apostam na cultura de massa não podem agregar valores. Um Alceu Valença,que em Bezerros é altamente valorizado, já se sentiu desprestigiado na cidade de Bonito,com pátio lotado a espera das bandas de forró famosas.

CHOQUE II

O primeiro ano da gestão do prefeito Zé Queiroz(2008/2012) foi marcado pela redução de público no Pátio de eventos. Tudo porque a prefeitura quis investir numa programação mais cultural. Resultado, o jeito foi ceder a pressão e liberar até o axé em plena festa junina.

SEMENTE

1475945_586358071437171_1317466279_nA empresa que realizou o Natal na Serra acabou contando apenas com o apoio da prefeitura de Bezerros, que entrou com o apoio logístico. Quem foi  gostou da estrutura montada no Polo Cultural. Pena ter faltado uma atração cultural de peso,o que levaria um bom público ao evento. A semente foi plantada, como bem relatou o secretário de Turismo, Breno.  Foi assim que começou o famoso São João na Roça.

50%

A prefeitura de Bezerros fecha o ano com um incremento de 50% na arrecadação do IPTU. A meta era de 30%. O objetivo agora é transformar os recursos em ações para que a população sinta a importância do imposto e com isso o município galgar novos percentuais. A pedida do povão, nesse sentido, continua sendo por ruas pavimentadas.

A CDL

A CDL de Bezerros encerra nesta segunda-feira (30) a sua campanha Natal da Sorte 2013. Os prêmios apresentados mostram a força da campanha, que, infelizmente, ainda não chegou à internet. Talvez por isso a sensação de que a campanha deste ano tenha passado despercebida. Os sorteios  dos prêmios acontece nesta segunda-feira na Rua da Matriz.

CURTAS

Aos poucos o GoogleMaps vai aprimorando as informações de Bezerros no mapa de busca. Ainda bem, porque somos uma terra de potencialidades e não pega bem tamanha descortesia da ferramenta de busca.

Quase 60% dos internautas dizem que vão passar o réveillon em suas casas em Bezerros. Em décadas passadas, a pedida era por esperar a virada do ano em frente à Matriz de São José. Apenas 20% dizem que estarão no Centro da cidade. Ou seja, não espere multidão nas ruas de Bezerros neste 31.

Mais que merecido o reconhecimento do Estado ao nosso artesão Lula Vassoureiro, que passa a ser Patrimônio Vivo de Pernambuco. Lula tem uma marca chamada simplicidade que só o enaltece no cenário cultural do Estado.

O deputado Waldemar Borges(PSB), líder do governo, nos enviou um lindo postal de natal. Além dele, a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, e o vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira, também nos enviaram suas congratulações natalinas.

Só quem anda atentamente pela cidade consegue visualizar o circuito de câmeras de monitoramento. Seria interessante que a empresa responsável disponibilizasse na rede um portal destacando algumas delas, assim como faz a CTTU em Recife. A sensação de vigilância, sem dúvida, aumentaria.

Share

Leave a Reply