DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

O ALERTA

Apenas danos materiais, mas enxurrada poderia ter feito vítimas fatais

Imagens da chuva torrencial que atingiu a cidade na terça-feira (20) chamaram a atenção de vários canais de comunicação no estado. Os efeitos da forte enxurrada foi sentido na pele por muitas famílias que tiveram que deixar para trás sua história de vida. O drama está longe de ser sanado, pois elas agora dependem da boa vontade da população e dos governos. A solidariedade falou mais alto e as doações chegaram quase instantaneamente. As medidas por parte de gestão foram significantes, mas é preciso definir planos para devolver a essas famílias a dignidade destruída juntamente com a derrubada de suas residencias. Cenas como a que assistimos poderiam ter sido evitadas se o governo municipal já tivesse solucionado por completo o problema do canal que corta o bairro da Irmã Júlia. A obra não foi concluída e as residências que margeiam o mesmo não foram retiradas. O fato merece uma reflexão sobre ações que podem evitar futuras tragédias na cidade. É preciso identificar pontos de riscos e eliminá-los. Temos uma ameaça constante, que é a cheia do Rio Ipojuca, e não podemos apenas esperar que que ela aconteça para tomar a ‘velha’ medida paliativa.

DETERIORANDO-SE

O governo do Estado continua negligenciando os reparos necessários na Estrada da Serra Negra. A obra que foi um presente do ex-governador Eduardo Campos (2014/2015) apresenta pontos deteriorados que já comprometem a boa trafegabilidade. Além disso, a baixa velocidade nos pontos problemáticos pode favorecer ações criminosas. A construtora  Loquipe teria que fazer os devidos reparos, pois a obra tem um prazo de cinco anos sob a sua  responsabilidade,  segundo já informou o município.  Caberia, portanto, o Governo Estadual acioná-lá.

PAUTA BOMBA

Dificilmente passará no legistivo um projeto de lei do Executivo que reajusta salários de professores de contrato temporário no município. Fontes do governo garante que o ajuste dará uma folga no caixa da Educação e que os vencimentos passariam a ser o mesmo pago pelos municípios vizinhos de Gravatá e Caruaru. Hoje, o salário correspondente a 200 horas/aula é de cerca de 1800 reais e passaria para R$ 1300. A ‘pauta bomba’ está no legislativo, mas por ser polêmica parece não ganhar muito a simpatia dos vereadores.

FESTA DO TOMATE

Sucesso o 1°Festival do Tomate de Sapucarana realizado neste final de semana. O distrito passa a contar com dois importantes eventos: a Festa do padroeiro e agora o festival. O vereador Luiz Carlos apostou no diferencial para movimentar o cenário cultural da comunidade. Se a rodovia que o governador prometeu sair as potencialidades daquela região terá um grande impacto positivamente.

EM CONVERSA

O vereador Gabeira continua em contato com lideranças políticas visando a sua pretensão de candidatura a deputado estadual. A CONVERSA com o deputado Eriberto Medeiros, esposo da prefeita de Cumaru, Mariana, estão bastante sintonizadas. Eriberto deve ir para a disputa de uma vaga na Câmara Federal e dobraria com ele em Bezerros.

CURTAS

A visita do deputado Waldemar Borges ao bairro atingido pela enxurrada dividiu observações elogiosas e críticas nas redes sociais. Em tempos de críticas a política, visitas como essa deve ser evitada, principalmente em ano eleitoral.

Antes da inauguração do estádio Tenente Luiz Gonzaga, que encontra-se  numa ‘eterna reforma’, parte do muro veio abaixo esta semana. Isso mostra que a reforma tão alardeada não levou em consideração o espaço físico como um todo.

A prefeitura de Bezerros precisa montar uma força tarefa para sanar problemas no pavimento de ruas. A chuva torrencial prejudicou as vias pavimentadas intransitáveis as que ainda aguardam pelo calçamento.

 

 

Share