Dos Bastidores

Estava devendo a coluna política do último domingo (16). Boa leitura política em plena terça-feira!

Boa leitura!

ULTRAPASSADA

Se a prefeita Lucielle quiser uma escola municipal que apresente bons resultados no IDEB, basta fazer um provão e selecionar só os melhores alunos do município. Essa escola será formada com alunos aplicados e, com certeza, disciplinados, pois a seleção separa o “joio do trigo”. Contudo, será esse o modelo de escola que se deseja? Não! Pois ela não é inclusiva. A ideia do modelo cívico militar, do presidente Bolsonaro, é ainda mais polêmica, pois passa a ideia que a escola tem o papel de disciplinar os filhos. O projeto trabalha a aprendizagem sem focar no protagonismo dos indivíduos, ou seja, formam cidadãos não críticos. “Uma escola para obedecer e não pensar”. NÃO foi esse modelo de escola que levou a “menina da serra” a ser a nossa prefeita!

SOBRE A VISITA

O presidente da AMUPE, Zé Patriota, ex-Prefeito de Afogados da Ingazeira, esteve visitando lideranças em Bezerros. A coluna indagou a um dos presentes sobre o real motivo do encontro:

“Amigo, bom dia, veja a princípio ele veio fazer uma visita a dois amigos, os ex vereadores Elissandro e Guinho, e aproveitou para conhecer a serra negra! Politicamente não foi apresentado nada, só veio mesmo a fim de conhecer a serra, e aproveitar conhecer mais alguns amigos, entre eles o Bruno Amorim e o Paulo Venâncio, com o intuito de projetos futuros!”

SUCESSÃO

Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, é o melhor nome hoje no cenário político para a disputa de governador do Estado. Contudo, a estrutura que o PSDB vai oferecer a ela fica muito aquém dos desafios a serem enfrentados. Outro ponto negativo é sua ligação com nomes bolsonaristas, que pesará na hora do embate. Raquel teria grandes chances se estivesse no campo político mais à esquerda. Se bem que o PSB do governador Paulo Câmara também anda desgastado, o partido sequer lançou o nome que vai representá-lo.

ÚNICOS?

Luiza (Estadual) e Pierre (Federal) serão os únicos nomes para representar Bezerros nessas eleições? Diz um ditado que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, pois bem, o que estaria impedindo outras lideranças mais encorpadas se lançarem no pleito? Seria o fato de ver primeiro a dobradinha política com candidatos de fora, que geralmente gera o toma lá, dá cá? Possivelmente!

CURTAS

O final do mês de janeiro já está entrando na reta final sem que nenhum processo simplificado tenha sido publicado pelo Governo Municipal. Se a ideia e fazê-lo até o mês de março, cada dia que se passa será importante.

Morgana Tamyres e Rosa Soares comemoraram idade nova nesta segunda-feira (17). Duas figuras importante no cenário político-social de Bezerros. A elas os nossos votos de felicidades!

A prefeita Lucielle prometeu em campanha que instituiria escolas municipais no modelo integral. É esse o modelo que torcemos e acreditamos. Alunos protagonistas!!!

Vai acontecer na Serra Negra mais uma amostra de cinema. No ano passado, o ex-prefeito Breno foi criticado por investir 40 mil reais nas exibição de filmes.

Bezerros não seguiu as gestões de Gravatá e Caruaru que fizeram o rateio de recursos do FUNDEB aos professores. Em Caruaru, os recursos chegaram a 46 milhões de reais.

Não se viu por parte da classe de professores um contraponto ao modelo de escola do presidente Bolsonaro que a prefeita Lucielle abraçou para Bezerros.

Por José Flávio de Melo

Share