Covid-19 em Bezerros: Segunda dose para quem tomou Astrazênica será com Pfizer

☑️ Após a falta do Imunizante Astrazeneca contra Covid-19 para pessoas previamente agendadas e que já deveriam ter tomado a 2ª dose da vacina, a prefeitura de Bezerros anuncia que irá aplicar como segunda dose para os atrasados deste imunizante doses da vacina Pfizer a qual tem permissão do Ministério da Saúde para ser usada na ausência da Astrazeneca.

A Secretaria de Saúde de Bezerros informou que conforme pactuação da Comissão Intergestores Bibartite (CIB), a partir deste sábado (25), a vacina da Pfizer será aplicada como alternativa para completar o esquema vacinal dos bezerrenses no mutirão de vacinação que deverá ser confirmado pela prefeitura nos próximos dias após a convocação do Estado para aplicação da 2ª dose atrasada.

Especialistas afirmam que a mudança não devem ser todas como estratégias principal, mas não prejudicam a saúde. Estudos realizados no exterior comprovaram que esquema diferente (AstraZeneca + Pfizer) levou a uma melhor resposta do sistema imunológico em comparação com aplicação da mesma vacina.

Em coletiva de imprensa no dia 16, o secretário de Saúde do Estado falou sobre a chegada dos imunizantes da AstraZeneca, Longo e reforçou a necessidade da 2ª dose no “Dia D”, que acontece no dia 25 de setembro, e vai contar com mobilização dos municípios para compensar o atraso.

“Neste sábado, vamos completar oito meses da campanha de vacinação contra Covid-19 e graças a ela conseguimos muitos avanços. Mais de 35% dos pernambucanos já completaram o esquema com 2ª dose, mas nos preocupa que 740 mil pernambucanos estão com atraso na proteção. Durante a semana os municípios estarão mobilizados e o “Dia D” será no sábado, dia 25. Se você já tomou a 1ª dose, não perca a 2ª. Precisamos do compromisso de cada pernambucano com a vida e a saúde de todos”.

“Esperamos que nas próximas semana tenhamos o quantitativo para vacinar quem está com a AstraZeneca atrasada com a própria AstraZeneca, mas se na semana que vem e no “Dia D” de vacinação não tiver vacina da AstraZeneca e as pessoas já tiverem com mais de 90 dias, a orientação vai ser usar a Pfizer para completar o esquema vacinal com duas doses”, disse.

Share