COMUNICADO:CARTÓRIO ELEITORAL DE BEZERROS

Olá, tudo bem?!!

Sei que para muitos parece que todo o ano de Eleição “lá vem a turma do cartório eleitoral me encher e só me dar trabalho”, ou ainda, pois já vi em outras cidades: “que bom, vou trabalhar por causa das folgas”. Bom, ainda tem a galera que trabalha por que é amigo de alguém lá no cartório.

Sim, tudo é válido, no entanto a verdadeira motivação deveria ser a mesma que ocorre tanto no filme do Homem-aranha “Com Grandes Poderes Vêm Grandes Responsabilidades”, quanto no livro de Lucas: “E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.” Nos fora dado a permissão de escolher quem vai governar nosso município nos próximos 4 anos. E é chegada a hora de participar realmente do processo político de nossa cidade, de nosso País. De assumirmos a responsabilidade pelas nossas escolhas e também participar do processo decisório e democrático.

Tantos reclamam e pedem mais dos governantes, dos nossos vereadores, mas nós mesmos não nos incluímos na responsabilidade de participar de uma escolha responsável, ou de cooperar com os órgãos do governo. Estamos hoje muito mais dependentes do que em anos pré-internet. Lembro de varrer a casa significava varrer a casa, área do jardim e calçadas em frente à casa. E quando o vizinho estava viajando, varríamos também suas calçadas. Consequentemente as ruas eram mais limpas. E havia mais interações sociais, e conhecíamos as famílias, e os seus filhos e candidatos e prefeitos e vereadores. Hoje com todas as redes sociais disponíveis ainda não conhecemos nossos representantes. Os conhecemos apenas de ver o que está divulgado nas mesmas redes sociais.

Nada de saudosismo, mas realmente precisamos melhorar nossas convivências. E saber que é nossa a responsabilidade pela cidade que desejamos.

Assim, deixando de lado o colóquio flácido para acalentar bovino, peço a todos que divulguem o nosso chamado, não o chamado do cartório eleitoral, mas o chamado da sociedade pela presença de pessoas que queiram participar ativamente do processo eleitoral, como mesário que é um dos personagens superimportantes do processo eleitoral. O mesário é o representante da Justiça Eleitoral perante sua comunidade.

E por quê trabalhar como mesário?

Exercer a cidadania ativamente;
Garantir a segurança e o sigilo no momento em que o cidadão vai exercer um de seus principais direitos/deveres: o voto;
Ajudar a Justiça Eleitoral a concretizar a sua missão: garantir a legitimidade do processo eleitoral.
Além de contribuir para a democracia, existem as seguintes vantagens:

  • 2 (dois) dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
  • 2 (dois) dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;
  • Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral;
  • Auxílio-alimentação;
  • Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital);

Enfim, ninguém vai trabalhar de graça. Justiça é nossa especialidade.

Pra saber mais sobre mesários:
http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/mesarios-voluntarios

Para se inscrever como mesário em nossa cidade:
http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/inscricao-de-mesario-voluntario

ou pelo e-mail
ze035@tre-pe.jus.br

ou pelo WHATSAPP
999009370

Um abraço.
Anderson – Cartório Eleitoral de Bezerros

Share

Os comentários estão desativados.