Bezerros sediou encontro do TCEPE sobre processo eletrônico

Mais de 40 municípios do agreste estiveram em Bezerros na tarde desta terça feira durante encontro promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCEPE). O objetivo foi esclarecer o processe eletrônico recém implantado pelo órgão para a prestação de contas anuais de prefeituras, câmara de vereadores entre outros departamentos públicos.

O processo vai agilizar a prestação de contas que até então é feita diretamente no TCEPE em Recife, através de documentação física. “Teremos agilidade, redução de custos tanto para o Tribunal como para os órgãos públicos , segurança e rapidez na análise e aprovação. Sem dúvida todos ganham com o sistema”, disse o Presidente o TCEPE Valdecir Pascoal.

O processo é simples e basta apenas um computador e internet para aderir ao sistema. Cada departamento deverá criar a certificação digital através dos responsáveis pela assinatura da prestação de contas e enviar o material. A ideia é que até 2015 todo esse serviço seja realizado inteiramente on line. Até lá o TCEPE estará ministrando capacitações gratuitas que deverão nortear os municípios sobre o processo.

Reconhecimento

Durante o evento, Valdecir Pascoal, lembrou que a informatização do Tribunal de Contas de Pernambuco teve início na década de 1990, época em que o Prefeito Branquinho era presidente da entidade. “Foi um grande salto tecnológico que demos com o pontapé de Branquinho. Sem dúvida esse processo tecnológico de hoje é fruto daqueles passos que foram dados atrás”, falou.

Branquinho ressaltou o bom entendimento que hoje mantém com o TCEPE. “Para se fazer uma boa gestão é preciso manter o diálogo e a transparência com o Tribunal. Já estive cobrando isso dos gestores e hoje vivo o outro lado da moeda. Quem quer administrar bem tem que ter essa parceria”, concluiu.

Share

Leave a Reply