Artigo – Dia Internacional da Síndrome down‏

Nesta sexta-feira, dia 21 de março, é vivenciado o Dia Internacional da Síndrome de Down. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, de cada aproximadamente 800 nascimentos, uma criança tem síndrome de Down, independentemente de etnia, gênero ou classe social.

Por muitas vezes, as pessoas com síndrome de down, mesmo estando na idade adulta, são infantilizadas, comportamento que não é compatível com o modelo de deficiência, pautado pela dignidade da pessoa humana, garantia de direitos e protagonismo da pessoa com deficiência, afirma o Superintendente de Assuntos Relativos à Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Bezerros, Diego França.

A luta pela efetivação dos direitos de quem tem síndrome de down é diária e constante, no entanto, uma data dedicada a vivenciar tal especificidade humana, tem a finalidade de aprofundar o debate, dentre outros,  sobre a atenção a saúde, o processo educacional de tais cidadãos, bem como, tornar a sociedade   parte na discussão no que diz respeito a vida e a inclusão das pessoas com síndrome de down; completa o Superintendente.

Diego França
Superintendência Municipal de Assuntos Relativos à Pessoa Com Deficiência

Share

Leave a Reply