“A MULHER QUE VOCÊ ESTÁ SE TORNANDO VAI TE CUSTAR PESSOAS, RELACIONAMENTOS, ESPAÇOS E COISAS MATERIAIS. MAS, ESCOLHA ELA AO INVÉS DISSO TUDO”

É bem comum a gente escutar essa mensagem da terapeuta, da amiga e até lê-la nas redes sociais. Mas vocês já pararam para pensar no preço pagamos para bancar a mulher que escolhemos ser? “Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além de qualquer medida. É a nossa luz, não as nossas trevas, o que mais nos apavora” (Nelson Mandela). Esse medo precisa ser vencido, mesmo a partir de muitas reflexões.
Nos empoderar exige muita coragem e fé em si mesmas para confiar que merecemos o melhor. Dignidade, respeito e responsabilidade afetiva, conosco e com o próximo. É preciso provocar em nós mesma, profundos questionamentos relacionados à profissão, parceiros, estudos e novas possibilidades de olhar a vida. Romper com tudo que nos desequilibra, entendem? É isso.
É preciso trabalhar o orgulho de si mesma, e isso não é fácil é uma construção diária e que envolve muito trabalho. A escritora Audre Lorde dizia que “se eu mesma não me definir, eu seria esmagada nas fantasias de outras pessoas e comida viva”. Nem sempre é dentro de casa que aprendemos sobre o valor do amor-próprio. Muitas vezes nos tornamos mulheres com dificuldades de lidar com as emoções, resistentes aos novos caminhos que se apresentam para além das histórias hegemônicas que nos ensinaram o certo e errado.
Por vezes carregamos algumas feridas da infância e adolescência que podem ter origem justamente no lugar onde poderíamos ter acessado o amor. Portanto, não se frustrem, se abram ao novo, esqueçam o medo e ousem vida nova. Que 2021 possamos ter experiências novas e que nos tornem mulheres novas. Lembrem-se sempre: “a arte e a prática de amar começa com nossa capacidade de nos conhecer e nos afirmar”, Bell Hooks. Autoconhecimento é cura.
Você tem uma história empoderada que marcou sua vida? Conta pra gente! O Mulheres em Pauta entende que ao compartilharmos nossas alegrias e dores aprendemos umas com as outras e este ano mais do que nunca precisamos estar fortes e unidas.
Que Lugar Você Ocupa Nessa Luta? MULHERES!
Michelle Silvestre – Mulheres em Pauta.
81 99457-7862

Share