DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

A RENÚNCIA

A hipótese da renúncia do prefeito pegou a sociedade bezerrense de surpresa. Branquinho (PSB) foi eleito em 2012 para o mandato de quatro anos e foi convencido pelo grupo político a buscar a reeleição. Foi ao sacrifício para manter a hegemonia política do grupo por mais quatro anos. O desejo de sair da vida pública como Prefeito, buscando devolver em ações um pouco de sua gratidão para com a sua terra, precisou ser adiado. Ainda é cedo para julgar seu legado, mas só em tirar o munícipio das manchetes negativas já foi um grande feito. Se a renúncia vir a se confirmar (o que não acreditamos !!!) O tempo da ‘paz’ política cessará e a disputa da prefeitura em 2020 será antecipada.

ATRELADA

A possível renúncia do prefeito está atrelada a um convite do governador Paulo Câmara que o requisitaria para participar do governo estadual. O prefeito disse que até o momento não houve o convite e que se vier o analisará ( isso alimenta a especulação!). No meio político já era ‘burburinhos’ desde a costura de aliança para a reeleição, que fez o vice-prefeito Breno figurar novamente na vice. Há quem afirme que essa costura para a reeleição do prefeito já previa a sua saída para que o vice Breno assumisse de vez a titularidade e trabalhasse a sua própria sucessão. Isso justificaria o posicionamento de pessoas próximas ao vice-prefeito sobre a ‘pressão’.

BIOGRAFIA

É sabido que a gestão do prefeito Branquinho não está em seus melhores momentos, mas, independente da avaliação popular, há inegavelmente um imenso respeito a figura pública do prefeito por toda sua história. Soaria extremamente negativo uma saída intempestiva por razões meramente política, principalmente se for para ocupar outro cargo público em momento de sérias dificuldades no município. O prefeito afinal deixaria vida pública sendo prefeito de sua ‘terra’.

O VICE E A CONTINUIDADE

O vice-Breno seria então o prefeito de Bezerros. Um sonho perseguido pelo seu pai o ex-prefeito médico Marcone Borba. Breno conhece a gestão Branquinho por dentro e sabe das dificuldades do governo o que o ajudaria muito em dar continuidade a gestão, principalmente na arrumação fiscal. A maioria do secretariado é tido como seu aliado, mas algumas mudanças já são especuladas com o objetivo de impor o seu próprio ritmo. Já há nos bastidores a especulação de nomes que seriam substituídos na gestão.

BOM COMEÇO

Na primeira semana de gestão o vereador Gabeira, presidente da Câmara de Vereadores, emplacou duas notícias positivas na imprensa estadual: a filiação do legislativo a UVP (União dos Vereadores de Pernambuco) e o encontro de autoridades ligadas ao MP, PM e Polícia Civil para a formação do Conselho Municipal de Segurança Pública. A ideia é votar o projeto tão logo a Câmara de vereadores retorne do recesso em fevereiro.

CURTAS

A TV Asa Branca veio a Bezerros para apurar denúncia sobre estacionamento exclusivo para o legislativo na beira do rio. Saiu da cidade sem fazer a reportagem por julgar a pauta desnecessária e irrelevante.

Não deixa de ser mais uma crise política o suspense de saída ou não do prefeito Branquinho do cargo. Desde outubro que há nos bastidores essa especulação arrefecida após a divulgação do secretariado do governador e retomada agora de forma mais direta.

A Câmara Jovem promete ser uma das mais bem sucessedidas inovações no legislativo bezerrense. O projeto se for implementado de fato provoca uma verdadeira oxigenação futura em nosso quadro político.

Breno e Gabeira são hoje os principais nomes colocados para a disputa da prefeitura em 2020. Outra postulação precisa de muita ousadia para chegar no páreo, pois já há clara movimentação de lideranças em sinal de apoio a ambos.

Share